Você sabia que a única “árvore de vidro” da América está em Buenos Aires?

Você sabia que a única “árvore de vidro” da América está em Buenos Aires?

É natural da Oceania, tem 150 anos e está localizado em um dos maiores parques do país. No coração do parque Pereyra Iraola, localizado na província de Buenos Aires, existe uma “árvore de cristal” que, ao longo dos anos, se tornou um dos principais atrativos turísticos do local.

Este exemplar gigantesco, que surpreende pelo diâmetro do tronco e pela copa repleta de ramos, sobrevive no mesmo local há 150 anos.
E, embora a ciência e a tecnologia avancem, quando esta “árvore de cristal” morrer, a espécie provavelmente desaparecerá do continente.
Qual é a história da única “árvore de cristal” da Argentina?
A única “árvore de vidro” da América chegou a esta região da província de Buenos Aires em meados da década de 1870, quando Leonardo Higinio Pereyra Iraola retornou ao país após uma viagem pela Oceania.
Ou seja, o argentino trabalhou para plantar 12 exemplares desta espécie, oficialmente conhecida como “Agathis Alba”, que é nativa do referido continente e, até agora, não estava presente no nosso.
Infelizmente, de todos os plantados, dois atingiram a idade adulta e apenas um sobreviveu até hoje nesta gigantesca propriedade natural compartilhada por Berazategui, Ensenada, Florencio Varela e La Plata.


Por que é chamada de “árvore de cristal”?

Uma das dúvidas que mais perdura ao longo do tempo, em relação a esta estranha espécie, é a razão do seu nome.
Assim, graças aos registros históricos, ficou comprovado que a “árvore do cristal” é assim chamada porque produz uma resina especial, capaz de brilhar à noite, como faria uma pedra preciosa.


Como esta espécie tão particular é protegida?


A única “árvore de vidro” da América é tão especial que extensas medidas foram tomadas para proteger o gigantesco exemplar, que compartilha a paisagem com 36% das espécies vegetais superiores de Buenos Aires.
Ou seja, a área onde é proposta recebe vigilância policial permanente. E, além disso, sua proteção aumentou desde que foi declarado Monumento Natural da Província de Buenos Aires.
De qualquer forma, como a espécie não consegue se reproduzir sozinha, é provável que desapareça do continente quando este único exemplar morrer.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Espanha | Em Navarra, eles construíram a passarela de pedestres industrializada mais longa do mundo no rio Arakil

A Comunidade Foral Navarra comemorou uma nova conquista de engenharia sustentável com a instalação da passarela de pedestres de madeira mais longa do mundo. Com um comprimento de 86,8 metros, a estrutura conecta a caminhada do rio entre as cidades de Ibero e Etxauri, no rio Arakil, sem pilares intermediários e com uma estrutura de arco inovadora.

Ler notícia »

Card image cap Esta é a floresta galinha onde as castanhas mais altas da Europa crescem

O local possui centenários castanhas que atingem 30 metros de altura e mantêm em suas sombras a memória de Emilia pardo Bazán

Ler notícia »

Card image cap A Casa Foa comemora seus 40 anos com uma nova edição em uma das áreas mais exclusivas de Buenos Aires

Buenos Aires, 10 de julho de 2025. Casa Foa, a renomada exposição de arquitetura, design de interiores, paisagismo e indústria realizada para o benefício da Fundação Oftalmológica Argentina (FOA), anuncia sua próxima edição em um cenário excepcional: o distrito de Madero, o desenvolvimento imobiliário de usos mixados. Esta será a segunda exposição do ano, após a estréia bem -sucedida da Casa Foa Academia Village, em Córdoba, e ocorrerá durante os meses de setembro e outubro, em um espaço de mais de 5.900 m² de exposições, com 36 espaços intervios por arquitetos, designers, paisagens, artistas e líderes. Esta edição será uma celebração muito especial: a Casa Foa faz 40 anos, reafirmando seu papel como uma plataforma de referência para inovação, criatividade e design argentino com a projeção regional.

Ler notícia »

FORESTAL LAS MARÍAS SA

ATOR

HERRAJES RIMAC

TAEDA S.A.

PRODUCTOS MIRO SRL

LIJAS HUNTER

HERRAJES YACANTE

ENCHAPADORA SAN JUAN

MAQUINARIAS ABRAHAM

BIASSONI E HIJOS SAICA

CASERMEIRO S.R.L.

SOUTH CHEMICAL

DECOFORMA

MADERAS KIKUE

CORCHOLINEA

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

MARCELO F. CASTELLUCCIO

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

TRIPAYN SRL

TEPELCO S.A.

AGLOLAM SA

RAIES MADERAS S.A.