Lançamento do livro “Ciência e tecnologia florestal na Argentina”

Lançamento do livro “Ciência e tecnologia florestal na Argentina”

Esta é uma compilação de notas de pesquisa e opiniões de cientistas argentinos, com colaborações internacionais, sobre ciências florestais. A Rede Argentina de Ciência e Tecnologia Florestal (REDFOR), que faz parte das Redes Institucionais Orientadas à Solução de Problemas (RIOSP) do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), que depende da Gerência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Conselho, apresenta o livro “Ciência e tecnologia florestal na Argentina”. É o segundo livro da Rede, em conjunto com a revista Argentina Forestal, que compila dois anos de publicações sobre as atividades de pesquisa de diferentes grupos no país e no mundo e diferentes abordagens para pensar a ciência e a tecnologia florestal.

Como explica Cristina Area, pesquisadora do CONICET do Instituto de Materiais de Misiones (Universidade Nacional de Misiones – CONICET), uma das autoras e editoras do livro, parte dos objetivos de REDFOR.ar é gerar os mecanismos necessários para abordar e divulgar na sociedade o papel social, cultural e a importância ambiental e económica das florestas. Por isso foi criada a Comissão Permanente de Comunicação, através da qual surgiu a aliança estratégica com a Argentina Forestal. “Esta aliança tem permitido divulgar o trabalho de investigadores e extensionistas sobre questões relacionadas com a Internet neste importante meio”, afirmou o cientista. “No entanto, a possibilidade de compilar os artigos em livro proporciona uma permanência diferenciada, permitindo-nos atingir um público mais amplo e ampliado ao longo do tempo”, acrescentou Area.
Por sua vez, Ana María Lupi, engenheira florestal do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e uma das editoras do livro, disse: “É uma nova conquista da REDFOR.ar em aliança com a Argentina Forestal”. E continua: “Isso demonstra que o networking, reunindo grupos de diferentes temáticas e espaços geográficos, resulta em maior aprendizado e sinergia na disseminação do conhecimento”. Lupi valorizou a contribuição de grupos de pesquisa do exterior, com destaque especial para as equipes da Colômbia.
A edição aborda temas como inovação, silvicultura, meio ambiente, tecnologia, indústria e diversos artigos de opinião sobre ciências florestais. O material, que contém 21 artigos de opinião e 16 artigos técnicos, foi produzido por membros do setor público e do sistema acadêmico e científico do país. Assim, o livro possui 275 páginas que podem ser abordadas por diversos públicos.
REDFOR.ar é uma iniciativa conjunta de instituições ligadas às ciências florestais. É formado por professores, pesquisadores e diversas instituições ligadas à educação, ciência e tecnologia florestal. O objetivo da Rede é coordenar as ações de geração e transferência de conhecimento técnico-científico relacionado ao setor.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Combilift e CMETB comemoram 10 anos de treinamento pioneiro em engenharia

Nesta semana, viu uma celebração histórica na sede global da Commilift em Monaghan, marcando o 10º aniversário do altamente bem -sucedido OEM Engineering Traineeship - uma iniciativa colaborativa entre o Combilift e o Conselho de Educação e Treinamento de Cavan e Monaghan (CMETB). O evento, que recebeu graduados passados, estagiários atuais e educadores locais, destacou a evolução do programa de uma iniciativa de habilidades locais para uma pedra angular do desenvolvimento industrial regional.

Ler notícia »

Card image cap Mouliá participou da apresentação da 10ª Expo de Wood no evento ADS25

José Moulia, em nome do Governo de Entre Ríos, participou do painel de abertura da exposição ADS25, desenvolvido nos dias 23 e 24 de abril na Escola Superior de Arquitetura e Design da Universidade de Morón. A reunião reuniu profissionais, acadêmicos e representantes do setor de construção comprometidos com abordagens inovadoras e sustentáveis.

Ler notícia »

Card image cap Madeira queimada: a técnica japonesa que embeleza e protege o material

Elegante, ecológico e resistente: a madeira tratada com a técnica de milenary chamada Yakisugi desafia o clima e a passagem do tempo. No mundo do design e da construção, uma técnica ancestral japonesa está ganhando destaque. Este é o Yakisugi (também conhecido como proibição de Shou Sugi), um método que consiste em queimar a superfície da madeira para torná -la mais resistente e atraente. Embora possa parecer contraditório, expor a madeira ao fogo oferece proteção natural contra a umidade, insetos e deterioração ao longo do tempo.

Ler notícia »

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

USNR

PERFILES DEL SOL

JOESCAN

SHOPBOT CNC TOOLS

THERMWOOD

COMBILIFT

HUGO DANIEL VALETTO

AUTOPERFORANTES TEL

KCD SOFTWARE

PERIN Spa

HYMMEN

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

PERFILESLED

GONZALEZ TUDANCA

ASERSUR MADERAS

HERRAJES YACANTE

METALURGICA RUEDAMAS SRL

ASERRADERO ROCAS SRL

ATOR

MADER-EXPO