
Tucumã | A reserva florestal de Santa Ana nas Yungas foi declarada um novo parque provincial
O governo da província de Tucumán avançou na recategorização da Área Natural Protegida Santa Ana, de 14.500 hectares, como parque provincial
Surge do esforço nas negociações entre o Ministério de Desenvolvimento Produtivo de Tucumã, os legisladores provinciais e a Fundação Rewilding Argentina. É uma das maiores áreas naturais protegidas em Tucumán, bem como a área protegida mais ao sul em Yunga.
O regulamento, que declara este território de 14.500 hectares como "área natural protegida", também prevê diferentes ações destinadas a "conseguir a recomposição gradual da biodiversidade do ecossistema de Las Yungas".
Confrontado com o Parque Nacional Aconquija e situado na antiga Reserva de Santa Ana, criada em 1972 no terreno de um antigo engenho de açúcar, este novo Parque Provincial aumentou assim a proteção de uma das porções mais meridionais e importantes da floresta serrana. yungas, incluindo setores altamente ameaçados da floresta de sopé.
“O projeto ambiental também contempla a restauração ecológica do local, por meio da reintrodução de espécies extintas e da recuperação de espécies ameaçadas, a fim de recompor a fauna do ecossistema Yungas e favorecer o corredor de biodiversidade que forma as duas áreas protegidas”, indicou da ONG Rewilding Argentina.
Além disso, o novo parque prevê o uso público da área, o que exigirá o planejamento do desenvolvimento de infraestruturas de turismo de natureza e proporcionará novas oportunidades de desenvolvimento para as comunidades vizinhas.
A unidade está localizada no sudoeste da província de Tucumán, ocupando parte das terras que pertenciam à antiga Usina Santa Ana, localizada na área de Aguilares.
Localiza-se biogeograficamente nas Yungas, estendendo-se sobre serras relativamente baixas e suavemente quebradas mais afastadas do Aconquija, encostadas nos Cumbres de Santa Ana, constituindo parte da bacia do rio Chico.

PODE LHE INTERESSAR

Foi criado em 1881 e se tornou um lugar muito popular durante as décadas seguintes. No entanto, quando a árvore caiu no final da década de 1960, tudo mudou. Wawona Tree era o nome que tinha uma atração turística dos Estados Unidos, que permaneceu de 1881 a 1969 em Mariposa Grove, Parque Nacional de Yosemite, Califórnia.

José Moulia, em nome do Governo de Entre Ríos, participou do painel de abertura da exposição ADS25, desenvolvido nos dias 23 e 24 de abril na Escola Superior de Arquitetura e Design da Universidade de Morón. A reunião reuniu profissionais, acadêmicos e representantes do setor de construção comprometidos com abordagens inovadoras e sustentáveis.

No mundo, existem milhões de florestas. Alguns estão próximos dos centros urbanos, outros em lugares remotos e inacessíveis, mas todos desempenham um papel fundamental: mantenha o equilíbrio do planeta. Eles são literalmente o pulmão da terra. Ao falar sobre uma nova floresta, a primeira coisa que vem à mente é geralmente o reflorestamento, uma plantação recente ou a recuperação de uma área arrasada pelo fogo. Mas essa descoberta está de outra maneira. Não é uma floresta semeada recentemente. É uma floresta antiga, que estava lá por milhares de anos, enterrada sob o gelo. E agora, com o degelo causado pelo aquecimento global, ele emergiu novamente.