O país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências

O país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências

Conheça o país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências As alterações climáticas e a desflorestação causaram grandes danos ecológicos em muitos locais. Por isso, um país plantou 350 milhões de árvores num dia e assim obteve um recorde mundial, embora se estime que em 2025 plante o dobro.

Este país que tomou a medida de plantar milhões de árvores fê-lo com um objectivo muito importante: combater a desflorestação, pois quando este ambicioso plano foi decidido deparou-se com a realidade de que a área florestal que possuía tinha sido consideravelmente reduzida ao longo do tempo. Descubra qual é o país que plantou 350 milhões de árvores em um único dia.O país que plantou 350 milhões de árvores em um dia para sobreviverO país que plantou tantas árvores em tão pouco tempo foi a Etiópia. Localizada em África, esta nação lançou em 2019 a campanha “Legado Verde” com o objetivo de reverter a perda de florestas e também os problemas ambientais que esta causou na terra, no solo, na agricultura e na segurança alimentar do país. Além disso, havia outro objectivo e é que, com este plano, a Etiópia também procurou mitigar os efeitos das alterações climáticas. A campanha de plantio de árvores foi um sucesso total. Na verdade, foi um recorde mundial que não só permaneceu naquele dia, como se estima que em 2019 foram plantadas um total de 4.000 milhões de árvores. Esta campanha foi repetida em 2025 e duplicou o número de árvores plantadas, ultrapassando os 700 milhões num dia. Na verdade, desde 2019, estima-se que mais de 47,5 mil milhões de árvores foram plantadas, com uma taxa de sobrevivência superior a 60%. Características da campanha "Legado Verde" para plantar árvores • Marco acumulado: desde o seu início em 2019 até 2025, a Etiópia relatou o plantio de mais de 47,5 mil milhões de mudas (número oficial). • Impacto na cobertura florestal: as autoridades etíopes afirmam que a cobertura florestal aumentou para mais de 23% do território nacional, em comparação com estimativas historicamente baixas (cerca de 14%) que existiam antes da campanha.• Mitigação e Resiliência: Isto contribui para mitigar as alterações climáticas ao absorver CO2 e aumentar a resiliência do país à seca e à erosão.• Segurança Alimentar: Ao incentivar a plantação de árvores de fruto e restaurar terras degradadas, o programa apoia diretamente a produtividade e a segurança agrícolas. comida.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Ler notícia »

Card image cap A descoberta de bactérias produtoras de metano nas árvores repensa o papel ecológico das florestas

Estudo pioneiro mostra a surpreendente diversidade microbiana interna das árvores e a influência potencial no clima global, impulsionando novas estratégias para a gestão agrícola e florestal

Ler notícia »

Card image cap O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca

Equipe internacional, com participação do INTA e do Conicet, descobriu que a genética pode ser decisiva para que as árvores resistam melhor às secas

Ler notícia »

SLG CONSTRUCCIONES

ATOR

CASERMEIRO S.R.L.

HERRAJES RIMAC

PERFILESLED

ASERRADERO ROCAS SRL

HERRAJES YACANTE

LIJAS HUNTER

DIFRA CNC

PRECOR SA

METALURGICA PESKINS SCA

FORESTAL LAS MARÍAS SA

METALURGICA RUEDAMAS SRL

SOUTH CHEMICAL

WEMHONER Surface Technologies

TAEDA S.A.

ENCHAPADORA SAN JUAN

COMBILIFT

AFIPAR SH

INGLAMIAUX

CORCHOLINEA

MARCELO F. CASTELLUCCIO