O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço

O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço

Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.

Embora durante boa parte do século XX tenha sido associado à construção rural de baixa renda, a pesquisa científica nas últimas décadas mudou radicalmente essa percepção: este material da América do Sul tornou-se um material estrela na engenharia anti-sísmica em todo o mundo. O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço. O bambu, e principalmente a guadua angustifolia, é um material fundamental. A Colômbia é o principal exportador de guadua angustifolia, espécie nativa de bambu reconhecida por sua grande resistência, o que a torna uma alternativa sustentável à madeira. A chave para seu comportamento sísmico. Está tudo na sua estrutura anatômica, o guadua é um material de construção feito de fibras longitudinais extremamente resistentes, com relação peso-resistência superior à de muitas madeiras convencionais e até comparável, em alguns estudos, ao aço em resistência específica. Este comportamento, somado à sua flexibilidade, permite que as construções guadua absorvam e dissipem a energia sísmica sem colapsar. Sua tendência não é quebrar, mas deformar-se e retornar à sua posição, o que reduz o risco de falha catastrófica. Além disso, o guadua oferece vantagens ambientais únicas. O material da América do Sul que maravilha o mundo Os avanços modernos consolidaram esse potencial. No final do século XX, pesquisadores colombianos, incluindo o arquiteto Simón Vélez e equipes da Universidade Nacional da Colômbia, desenvolveram técnicas padronizadas para juntas metálicas, tratamentos preservativos e sistemas modulares que levaram às certificações formais do guadua. Em testes experimentais, as construções guadua demonstraram desempenho excepcional. Em testes em escala real realizados no Japão e em laboratórios na América do Sul, estruturas inteiras resistiram a simulações de terremotos equivalentes a magnitudes superiores a 7 sem falhas estruturais graves.Esta madeira tornou-se um pilar da bioarquitetura e das estratégias de construção verde em países sísmicos porque:• Cresce rapidamente• armazena grandes quantidades de carbono• pode ser cultivada de forma sustentável• requer menos energia para processar do que o aço ou o cimentoHoje, graças à sua validação científica e ao seu desempenho comprovado em terremotos reais, o guadua está deixando de ser um ancestral material para se tornar uma das referências contemporâneas para construção segura, leve e sustentável em regiões propensas a terremotos.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A palmeira mais alta do mundo fica na América do Sul: tem a altura de um prédio de 20 andares

A palmeira mais alta do mundo fica nas profundezas da América do Sul, um gigante que desafia os limites da vida vegetal Nas profundezas da América do Sul, entre o nevoeiro e as montanhas, esconde-se uma árvore gigante que poucos conhecem. Majestoso e silencioso, desafiando o mundo sobre o que a vida vegetal pode alcançar.

Ler notícia »

Card image cap Mais madeira | Terminais aéreos como espaços de bem-estar com design e ambiente natural

Num mundo em que a saúde mental, o bem-estar integral e a ligação com a natureza são cada vez mais urgentes, a madeira surge como um material cada vez mais escolhido para transformar não só a forma como vivemos, mas também a forma como nos sentimos e nos movemos.

Ler notícia »

Card image cap A descoberta de bactérias produtoras de metano nas árvores repensa o papel ecológico das florestas

Estudo pioneiro mostra a surpreendente diversidade microbiana interna das árvores e a influência potencial no clima global, impulsionando novas estratégias para a gestão agrícola e florestal

Ler notícia »

FARAM SRL

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

EL COLONO FERRETERIA

HYMMEN

SOUTH CHEMICAL

DECOFORMA

FORESTAL LAS MARÍAS SA

PERFILESLED

HERRAJES YACANTE

ENCHAPADORA SAN JUAN

CASERMEIRO S.R.L.

ASERSUR MADERAS

GONZALEZ TUDANCA

ASERRADERO ROCAS SRL

LIJAS HUNTER

BIASSONI E HIJOS SAICA

METALURGICA RUEDAMAS SRL

METALURGICA PESKINS SCA

PRODUCTOS MIRO SRL

WEMHONER Surface Technologies

PRECOR SA

MAQUINARIAS ABRAHAM