Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais

Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais

O diretor da Agência Federal de Emergência (AFE), Santiago Hardie, referiu-se ao apoio que a Nação presta no combate aos incêndios. Ele argumentou que a maioria das fontes ígneas respondem a intervenções humanas e que, portanto, a consciência social é uma ferramenta central para reduzir os danos ambientais, materiais e humanos.

Temos trabalhado na prevenção, na formação com as províncias e com os municípios. É muito importante compreender que noventa e cinco por cento dos incêndios são devidos à acção humana, alguns por negligência, outros porque alguém os provoca intencionalmente, mas podem ser evitados, observou. Hardie explicou que a AFE desenvolve programas de formação de brigadistas em diversas regiões do país, além de oficinas, palestras e sessões educativas voltadas para escolas e comunidades rurais. O objectivo, indicou, é antecipar riscos, promover comportamentos responsáveis ??e reduzir a incidência de incêndios evitáveis ??durante a época crítica. Da mesma forma, sublinhou que embora a primeira intervenção em emergências florestais corresponda a cada jurisdição, o Governo Nacional mantém um sistema de apoio imediato para reforçar as operações locais. Além do trabalho de prevenção, estamos prontos para auxiliar as jurisdições responsáveis ??pela resposta e continuaremos a fazê-lo com meios aéreos, brigadistas e equipamentos, afirmou. Dispositivo de resposta disponível e apelo à participação cidadã A Agência Federal de Emergência dispõe de recursos prontos para serem mobilizados quando a situação o justificar: brigadistas, ferramentas, veículos e meios de apoio aéreo. Hardie destacou que o trabalho coordenado entre a Nação, províncias e municípios é fundamental para fortalecer a resposta operacional, mas sublinhou que o papel social continua a ser decisivo. Os incêndios florestais, alertou, envolvem procedimentos complexos e riscos diretos para a vida dos bombeiros, brigadistas e vizinhos afetados. Por isso insistiu que a responsabilidade cidadã não é secundária, mas indispensável: Prevenir incêndios é tarefa de todos.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII

No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras

Ler notícia »

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

Card image cap Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.

Ler notícia »

TRIPAYN SRL

THERMWOOD

AUTOPERFORANTES TEL

PERFILES DEL SOL

FRUND STARK SA

EL COLONO FERRETERIA

SERV-INT

INGLAMIAUX

COMBILIFT

LYH PLACAS

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

ASERRADERO ROCAS SRL

ATOR

HERRAJES RIMAC

METALURGICA PESKINS SCA

PERFILESLED

PRODUCTOS MIRO SRL

DECOFORMA

ENCHAPADORA SAN JUAN

TAEDA S.A.

SOUTH CHEMICAL