Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais

Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais

O diretor da Agência Federal de Emergência (AFE), Santiago Hardie, referiu-se ao apoio que a Nação presta no combate aos incêndios. Ele argumentou que a maioria das fontes ígneas respondem a intervenções humanas e que, portanto, a consciência social é uma ferramenta central para reduzir os danos ambientais, materiais e humanos.

Temos trabalhado na prevenção, na formação com as províncias e com os municípios. É muito importante compreender que noventa e cinco por cento dos incêndios são devidos à acção humana, alguns por negligência, outros porque alguém os provoca intencionalmente, mas podem ser evitados, observou. Hardie explicou que a AFE desenvolve programas de formação de brigadistas em diversas regiões do país, além de oficinas, palestras e sessões educativas voltadas para escolas e comunidades rurais. O objectivo, indicou, é antecipar riscos, promover comportamentos responsáveis ??e reduzir a incidência de incêndios evitáveis ??durante a época crítica. Da mesma forma, sublinhou que embora a primeira intervenção em emergências florestais corresponda a cada jurisdição, o Governo Nacional mantém um sistema de apoio imediato para reforçar as operações locais. Além do trabalho de prevenção, estamos prontos para auxiliar as jurisdições responsáveis ??pela resposta e continuaremos a fazê-lo com meios aéreos, brigadistas e equipamentos, afirmou. Dispositivo de resposta disponível e apelo à participação cidadã A Agência Federal de Emergência dispõe de recursos prontos para serem mobilizados quando a situação o justificar: brigadistas, ferramentas, veículos e meios de apoio aéreo. Hardie destacou que o trabalho coordenado entre a Nação, províncias e municípios é fundamental para fortalecer a resposta operacional, mas sublinhou que o papel social continua a ser decisivo. Os incêndios florestais, alertou, envolvem procedimentos complexos e riscos diretos para a vida dos bombeiros, brigadistas e vizinhos afetados. Por isso insistiu que a responsabilidade cidadã não é secundária, mas indispensável: Prevenir incêndios é tarefa de todos.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.

Ler notícia »

Card image cap INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Ler notícia »

Card image cap Floresta nativa | Em Misiones, são reforçados os controles nas rotas de transporte ilegal de madeira nativa, extração de florestas sem licença e guias digitais fraudulentas

A informalidade na atividade florestal em Misiones ficou mais uma vez evidente, a cultura de operar ilegalmente é um problema histórico, e o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??realiza as correspondentes operações de controle e fiscalização na regulação da atividade produtiva e na gestão sustentável do uso das florestas nativas.

Ler notícia »

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

SHOPBOT CNC TOOLS

MARCELO F. CASTELLUCCIO

CASTALY MACHINE

HUGO DANIEL VALETTO

FARAM SRL

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

PIERMATTEI S.A.

ROSARIO ABRASIVOS SRL

TRIPAYN SRL

KCD SOFTWARE

ALCE HERRAJES SH

VIALRO

TEPELCO S.A.

WEMHONER Surface Technologies

PERIN Spa

ATOR

JOESCAN

DIEGO LAVISTA LLANOS

PRODUCTOS MIRO SRL

FRUND STARK SA

CORCHOLINEA