INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Essa linha de pesquisa fornece material genético certificado e garante a rastreabilidade dos exemplares destinados à recomposição de ambientes degradados. Os clones registados são sete materiais registados no INASE: • Margem do Rio Carabelas INTA* (Reg. 22794) • San Pedro 1 INTA* (Reg. 22793) • Riacho Victoria 1 INTA* (Reg. 22791) • Riacho Victoria 4 INTA* (Reg. 22792)• Diamond Coast 1 INTA* (Reg. 22788)• Diamond Coast 3 INTA* (Reg. 22789)• Diamond Coast 5 INTA* (Reg. 22790) Restauração da mata ciliar e produção de mudasEssa primeira escalada na propagação de clones marca um avanço relevante para o uso de salgueiros nativos na restauração ambiental no Delta do Paraná. Os exemplares serão utilizados para gerar módulos de conectividade na paisagem ciliar, contribuindo para a conservação da espécie em seu habitat natural. Além disso, o projeto fortalecerá a produção de mudas no viveiro INTA Delta, que terá material certificado disponível para iniciativas de conservação, revegetação e obras de proteção costeira. Os clones podem ser adquiridos através da Associação Cooperadora da Estação Experimental Agrícola Delta do Paraná, bem como de produtores pertencentes ao Grupo Delta Viveiros.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.

Ler notícia »

Card image cap Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!

Monaghan, Irlanda – novembro de 2025

Ler notícia »

Card image cap Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais

O diretor da Agência Federal de Emergência (AFE), Santiago Hardie, referiu-se ao apoio que a Nação presta no combate aos incêndios. Ele argumentou que a maioria das fontes ígneas respondem a intervenções humanas e que, portanto, a consciência social é uma ferramenta central para reduzir os danos ambientais, materiais e humanos.

Ler notícia »

ENCHAPADORA SAN JUAN

HERRAJES RIMAC

DECOFORMA

LIJAS HUNTER

MAQUINARIAS ABRAHAM

ASERRADERO ROCAS SRL

BIASSONI E HIJOS SAICA

PRECOR SA

METALURGICA RUEDAMAS SRL

TAEDA S.A.

DIFRA CNC

PRODUCTOS MIRO SRL

ASERSUR MADERAS

METALURGICA PESKINS SCA

GONZALEZ TUDANCA

PERFILESLED

SOUTH CHEMICAL

CASERMEIRO S.R.L.

HERRAJES YACANTE

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

MADER-EXPO