A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII

A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII

No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras

No coração da América do Sul, existe uma cidade que respira graças às suas oliveiras. No meio da agitação, entre avenidas e edifícios modernos, uma floresta de oliveiras mantém viva a memória de um país que ainda conversa com a sua história. É um local onde a cidade pára para ouvir o som das folhas e o suspiro do tempo. Contamos como essas árvores foram plantadas e onde elas são encontradas na América do Sul. A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII Essa cidade da região da América do Sul é Lima, capital do Peru, uma metrópole que bate em frente ao Oceano Pacífico e guarda no coração um pulmão verde que parece parar o tempo: o Bosque El Olivar, no bairro de San Isidro. No meio do ritmo acelerado da cidade, este espaço natural lembra-nos que a alma de uma cidade também pode ser encontrada à sombra de uma árvore. A sua história remonta ao século XVI, quando o cavaleiro espanhol Antonio de Rivera trouxe de Sevilha três mudas de oliveira. Apenas um sobreviveu, mas a sua força foi suficiente para se multiplicar e encher a paisagem com mais de mil árvores. A tradição diz que San Martín de Porres, o humilde santo do Peru, plantou uma destas oliveiras com as próprias mãos no século XVII. O seu gesto, nascido do amor à terra e da fé, simboliza a humildade que floresce nos pequenos. Desde então, os Olivais mantêm-se como guardiões do tempo, respirando ao lado da cidade e oferecendo sombra, ar e beleza. Como é esta floresta de oliveiras da América do Sul? O local foi declarado Área de Preservação Ambiental, o que garante seu cuidado e preservação. Mais de 10 hectares de terreno urbano preservam a harmonia entre natureza, história e arquitetura. • No seu interior crescem cerca de 44 espécies de árvores, embora as oliveiras sejam as verdadeiras protagonistas. Representam cerca de 85% da vegetação total e foram os primeiros a criar raízes neste solo limiense. • Entre as árvores, destaca-se uma araucária, com mais de 40 metros de altura e quase 80 anos, considerada patrimônio histórico. Sua presença é uma coluna de tempo que conecta passado e presente. • O Centro Cultural El Olivar, a Biblioteca Municipal e a Casa Museu Marina Núñez del Prado funcionam no entorno das árvores, onde a arte e a história convivem com a natureza.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

Card image cap Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!

Monaghan, Irlanda – novembro de 2025

Ler notícia »

MADER-EXPO

SOUTH CHEMICAL

DECOFORMA

HERRAJES YACANTE

PRECOR SA

METALURGICA RUEDAMAS SRL

MAQUINARIAS ABRAHAM

INGLAMIAUX

CONTROL LOGIC

AGLOLAM SA

ROSARIO ABRASIVOS SRL

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

COMBILIFT

GRUPO EURO

MARCELO F. CASTELLUCCIO

SERV-INT

CORCHOLINEA

FRUND STARK SA

AFIPAR SH

AUTOPERFORANTES TEL

RAIES MADERAS S.A.

EL COLONO FERRETERIA