Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.

O EUDR representa uma mudança estrutural nas condições de acesso aos mercados internacionais. Para o setor florestal argentino, compreender e antecipar a sua aplicação é fundamental para sustentar a competitividade e o comércio com a União Europeia e os países que comercializam com eles, explicou Claudia Peirano, diretora executiva da AFoA. A Argentina possui 1,3 milhão de hectares de plantações florestais, localizadas principalmente na Mesopotâmia, uma das regiões mais produtivas do mundo em pinheiros e eucaliptos. Mais de 90% da indústria é abastecida por essas plantações, que são desenvolvidas sob a Lei 25.080 e em conformidade com a regulamentação florestal nativa, o que garante risco zero de desmatamento em relação ao EUDR. A madeira proveniente de plantações florestais argentinas apresenta um risco muito baixo em conformidade com o EUDR; e quando se trata de madeira certificada com os selos FSC ou PEFC o risco é zero, afirmou Peirano. O país possui dois sistemas de certificação florestal reconhecidos internacionalmente (FSC e PEFC), que garantem uma gestão sustentável com triplo impacto (ambiental, social e económico). Seminário virtual gratuito Neste contexto de breve entrada em vigor do regulamento, a AFoA organiza o seminário “EUDR em Produtos Florestais: Estado actual da implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, dia 26 de Novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em directo no YouTube. Participarão referências dos setores público e privado e esquemas de certificação, que abordarão requisitos regulatórios, progresso na implementação e experiências concretas do setor empresarial. Palestrantes: Florencia Chavat, diretora executiva, PEFC Argentina: Novidades na implementação do EUDRPaula Balla, Coordenadora de Meio Ambiente Corporativo, Arauco Argentina: Estratégias de implementação. A experiência de AraucoVanina Budini, responsável pelo Sistema de Gestão e Cadeia de Custódia, Papel Prensa: Contribuição da madeira controlada para o cumprimento do EUDRSabina Vetter, diretora nacional de Desenvolvimento Florestal-Industrial: A visão do Estado sobre a implementação do EUDRA participação é gratuita, com inscrição prévia em http://forms.gle./zFP8oHCFfMxgxPin9

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

Card image cap Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA

A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.

Ler notícia »

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

PERFILES DEL SOL

FARAM SRL

HYMMEN

CONTROL LOGIC

MADERAS KIKUE

COMBILIFT

TEPELCO S.A.

MARCELO F. CASTELLUCCIO

CASTALY MACHINE

HERRAJES NORTE

LYH PLACAS

SERV-INT

THERMWOOD

METALURGICA RUEDAMAS SRL

SLG CONSTRUCCIONES

HERRAJES YACANTE

ASERSUR MADERAS

MADER-EXPO

LIJAS HUNTER

DECOFORMA

ASERRADERO ROCAS SRL

ATOR