Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.
O JAT Florestal 2025 contou com quatro paradas temáticas, onde foram apresentadas tecnologias, inovações e práticas sustentáveis ??aplicadas ao campo: Parada 1: Plantio. Preparo do solo, uso de drones, controle de ervas daninhas, calagem e canalização. Parada 2: Silvicultura. Manejo silvicultura, podas, desbastes, plantios de segundo ciclo e controle de formigas. Parada 3: Colheita. Demonstração ao vivo da colheita mecanizada, diferentes métodos, produtos obtidos, rendimentos e custos. Parada 4: Marketing. Principais mercados, indústrias nacionais e internacionais e oportunidades de exportação. Durante o dia, o INFONA entregou mudas nativas, promovendo a restauração florestal e o reflorestamento com espécies adequadas a cada região do país. Além disso, a equipe técnica apresentou ferramentas digitais e iniciativas estratégicas que visam fortalecer o manejo florestal e a prevenção de incêndios no Paraguai. Entre os materiais expostos estavam: Portal de Gerenciamento Integrado de Incêndios, plataforma que centraliza informações importantes para planejamento, prevenção e resposta a incêndios. Viewer Monitoramento de Incêndios Florestais, ferramenta de uso público para monitoramento em tempo real de fontes de calor e incêndios ativos em todo o território nacional. Portal de Investimentos Florestais, espaço que disponibiliza informações técnicas, produtivas e econômicas para incentivar investimentos responsáveis ??no setor florestal. Material informativo sobre queima prescrita, seu correto planejamento e requisitos para realizá-la com segurança e critérios técnicos. No âmbito da atividade, a presidente da INFONA, Cristina Goralewski, destacou o papel do setor no desenvolvimento do país, destacando: “As plantações florestais no Paraguai não foram apenas uma fonte de madeira; tornaram-se verdadeiros instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes”. A presença da INFONA nesta edição do JAT reafirmou seu compromisso com a inovação, a transparência, o acesso à informação e a promoção de práticas florestais sustentáveis, acompanhando de perto os produtores e empresas que fazem parte da cadeia florestal paraguaia. O CREA Forestal é um grupo temático, não se limita a uma única região, mas reúne produtores florestais de toda a Região Leste. Eles se reúnem mensalmente para compartilhar seus desafios, avanços e expectativas do setor.
PODE LHE INTERESSAR
Botânicos descobrem árvores gigantes de até 3. anos na Tanzânia, desconhecidas até agora pela ciência
Os cientistas identificaram uma nova espécie de árvore gigante, Tessmannia princeps, nas montanhas Udzungwa. Esta espécie nunca havia sido registrada pela ciência.
Arquitetura com identidade: universitários da Argentina e do Paraguai projetam e constroem com madeira missionária
A Faculdade de Arte e Design (FAyD) da Universidade Nacional de Misiones (UNaM) sediou a inauguração da primeira edição do “Yvyvyrá: território, matéria e arquitetura”, workshop internacional que promove o aprendizado, a experimentação e o projeto arquitetônico utilizando madeira e outros materiais típicos dos biomas da Mata Atlântica (Floresta Paranaense) e do Chaco Úmido.
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.





















