Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

O JAT Florestal 2025 contou com quatro paradas temáticas, onde foram apresentadas tecnologias, inovações e práticas sustentáveis ??aplicadas ao campo: Parada 1: Plantio. Preparo do solo, uso de drones, controle de ervas daninhas, calagem e canalização. Parada 2: Silvicultura. Manejo silvicultura, podas, desbastes, plantios de segundo ciclo e controle de formigas. Parada 3: Colheita. Demonstração ao vivo da colheita mecanizada, diferentes métodos, produtos obtidos, rendimentos e custos. Parada 4: Marketing. Principais mercados, indústrias nacionais e internacionais e oportunidades de exportação. Durante o dia, o INFONA entregou mudas nativas, promovendo a restauração florestal e o reflorestamento com espécies adequadas a cada região do país. Além disso, a equipe técnica apresentou ferramentas digitais e iniciativas estratégicas que visam fortalecer o manejo florestal e a prevenção de incêndios no Paraguai. Entre os materiais expostos estavam: Portal de Gerenciamento Integrado de Incêndios, plataforma que centraliza informações importantes para planejamento, prevenção e resposta a incêndios. Viewer Monitoramento de Incêndios Florestais, ferramenta de uso público para monitoramento em tempo real de fontes de calor e incêndios ativos em todo o território nacional. Portal de Investimentos Florestais, espaço que disponibiliza informações técnicas, produtivas e econômicas para incentivar investimentos responsáveis ??no setor florestal. Material informativo sobre queima prescrita, seu correto planejamento e requisitos para realizá-la com segurança e critérios técnicos. No âmbito da atividade, a presidente da INFONA, Cristina Goralewski, destacou o papel do setor no desenvolvimento do país, destacando: “As plantações florestais no Paraguai não foram apenas uma fonte de madeira; tornaram-se verdadeiros instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes”. A presença da INFONA nesta edição do JAT reafirmou seu compromisso com a inovação, a transparência, o acesso à informação e a promoção de práticas florestais sustentáveis, acompanhando de perto os produtores e empresas que fazem parte da cadeia florestal paraguaia. O CREA Forestal é um grupo temático, não se limita a uma única região, mas reúne produtores florestais de toda a Região Leste. Eles se reúnem mensalmente para compartilhar seus desafios, avanços e expectativas do setor.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA

A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.

Ler notícia »

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

Card image cap Rio Negro | Governo e instituições promovem um modelo de desenvolvimento equilibrado entre produção e meio ambiente em Valles Irrigados

No quadro do impulso que o Governo Provincial tem dado à política florestal, foi realizada uma visita conjunta entre a Direcção Florestal do Ministério do Desenvolvimento Económico e Produtivo, a Direcção Provincial de Águas (DPA), o Instituto Nacional de Tecnologia Agrária (INTA) e a consultora Lygnum.

Ler notícia »

METALURGICA RUEDAMAS SRL

BIASSONI E HIJOS SAICA

ASERSUR MADERAS

DECOFORMA

SLG CONSTRUCCIONES

ENCHAPADORA SAN JUAN

DIFRA CNC

FORESTAL LAS MARÍAS SA

METALURGICA PESKINS SCA

HERRAJES RIMAC

PRODUCTOS MIRO SRL

HERRAJES YACANTE

ASERRADERO ROCAS SRL

MADER-EXPO

SOUTH CHEMICAL

CASERMEIRO S.R.L.

ATOR

HERRAJES NORTE

JOESCAN

ALCE HERRAJES SH

HYMMEN

RAIES MADERAS S.A.