Arquitetura com identidade: universitários da Argentina e do Paraguai projetam e constroem com madeira missionária

Arquitetura com identidade: universitários da Argentina e do Paraguai projetam e constroem com madeira missionária

A Faculdade de Arte e Design (FAyD) da Universidade Nacional de Misiones (UNaM) sediou a inauguração da primeira edição do “Yvyvyrá: território, matéria e arquitetura”, workshop internacional que promove o aprendizado, a experimentação e o projeto arquitetônico utilizando madeira e outros materiais típicos dos biomas da Mata Atlântica (Floresta Paranaense) e do Chaco Úmido.

O encontro, que terá duração de três dias, reúne estudantes e professores da UNaM e da Faculdade de Arquitetura, Design e Arte da Universidade Nacional de Assunção (FADA-UNA), com o objetivo de repensar a arquitetura a partir da matéria e do território que habitamos, integrando saberes acadêmicos, técnicos e culturais. Um espaço para pensar e criar a partir da madeira O dia de inauguração aconteceu quinta-feira no campus da FAyD em Oberá, e incluiu boas-vindas no Instituto INN, debates e um workshop de design colaborativo em que a relação entre território, matéria e arquitetura foi refletida a partir de uma perspectiva contemporânea, sustentável e comprometida com o meio ambiente. O encontro é organizado pela FAyD-UNaM, no âmbito do seu 4\0º aniversário, e é co-organizado pela FADA-UNA. Acompanham a iniciativa APICOFOM, OBERARQ, Casa Wurm, Corteza SRL e Oberprint, instituições e empresas que colaboram com materiais, ferramentas e apoio técnico.Construção colectiva e experimentaçãoO segundo dia, realizado na sexta-feira, foi dedicado à fase de construção, em que equipas de alunos e professores deram forma aos dispositivos arquitectónicos projectados no dia anterior.Durante todo o dia, o campus da FAyD tornou-se num espaço de trabalho colaborativo onde os grupos exploraram as possibilidades das técnicas construtivas da madeira local, pondo em prática as aprendizagem que emergiu nas discussões e oficinas. O processo contou com a mentoria conjunta de professores da UNaM e da FADA-UNA, e com o apoio das instituições e empresas participantes, que disponibilizaram recursos, conhecimento e apoio técnico. O dia foi vivido com intensidade, criatividade e espírito coletivo, refletindo o potencial do projeto arquitetónico regional como expressão cultural e ecológica. A equipe de registro e documentação foi formada por Leonardo López, Claudia Procopio, Cristian Klein, Luis Kuziw, Mariano Malaquías, Carlos Enrique Tarón, Maximiliano Martínez, Antonella Centurión, Santiago Horrisberger, Jorge Torres, Santiago Ríos Bony, Ángela Valentina Krauss, Leandro Lukaszuk e Mauricio Daniel Salgado, que acompanharam o desenvolvimento da oficina e a construção das obras experimentais.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Missões | A tradicional Festa Nacional da Madeira, em novembro, comemora quatro décadas de confraternização popular em San Vicente

O anúncio oficial do 4º Festival Nacional da Madeira de San Vicente foi feito nesta terça-feira pelo governador de Misiones, Hugo Passalacqua. O evento cultural e festivo acontecerá de 5 a 9 de novembro no Centro Esportivo Verón Gallardo de San Vicente, Misiones, para comemorar quatro décadas de história. O Festival Nacional da Madeira de San Vicente é um popular ponto de encontro da comunidade agroflorestal e comercial da região do Alto Uruguai e é uma oportunidade para a cadeia florestal-industrial expor seu desenvolvimento e serviços. O festival inclui atividades de promoção cultural, artística e económica.

Ler notícia »

Card image cap Botânicos descobrem árvores gigantes de até 3. anos na Tanzânia, desconhecidas até agora pela ciência

Os cientistas identificaram uma nova espécie de árvore gigante, Tessmannia princeps, nas montanhas Udzungwa. Esta espécie nunca havia sido registrada pela ciência.

Ler notícia »

Card image cap Entre Rios | Tudo pronto para as tradicionais Jornadas Florestais INTA Concordia e AIANER

As tradicionais Jornadas da Floresta de Entre Ríos, que este ano comemoram sua 39ª edição, acontecerão no dia 7 de novembro, das 8h às 18h. nas instalações do INTA Concordia, localizadas na Estação Yuquerí e nos trilhos da Ferrovia.

Ler notícia »

KCD SOFTWARE

DECOFORMA

ENCHAPADORA SAN JUAN

SLG CONSTRUCCIONES

DIFRA CNC

FORESTAL LAS MARÍAS SA

MADERWIL S.A.

PRECOR SA

HERRAJES RIMAC

TAEDA S.A.

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

VIALRO

HERRAJES MANDILE

WEMHONER Surface Technologies

FARAM SRL

SHOPBOT CNC TOOLS

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

PERIN Spa

CORCHOLINEA

PIERMATTEI S.A.

SAN VICENTE MADERAS SRL