Rio Negro | Governo e instituições promovem um modelo de desenvolvimento equilibrado entre produção e meio ambiente em Valles Irrigados
No quadro do impulso que o Governo Provincial tem dado à política florestal, foi realizada uma visita conjunta entre a Direcção Florestal do Ministério do Desenvolvimento Económico e Produtivo, a Direcção Provincial de Águas (DPA), o Instituto Nacional de Tecnologia Agrária (INTA) e a consultora Lygnum.
O passeio teve como eixo um olhar renovado e abrangente sobre o território, visando promover soluções baseadas na natureza, como o aproveitamento de efluentes tratados para arborização, remediação e restauração ambiental em áreas de saneamento, produção e serviços ecossistêmicos. Durante o dia, as equipas técnicas analisaram os projetos em curso e avaliaram novas estratégias para potenciar as ações florestais, incorporando critérios de sustentabilidade, utilização do recurso e ordenamento territorial. O Diretor de Recursos Florestais dos Valles Irrigados, Antonio Puerta, destacou que o fortalecimento da política florestal é fundamental para a construção de um modelo de desenvolvimento equilibrado entre a produção e o meio ambiente. Acrescentou, por outro lado, que “apostar em soluções baseadas na natureza permite-nos conservar, remediar e regenerar ecossistemas, articulando esforços entre organizações públicas, técnicas e produtivas para garantir um futuro sustentável para as gerações atuais e futuras”. Esta instância de trabalho conjunto constitui mais um passo na consolidação de um modelo florestal sustentável, articulando conhecimento, inovação técnica e planejamento. interinstitucional para fortalecer a produção, a gestão ambiental e a resiliência dos ecossistemas locais
PODE LHE INTERESSAR
Entre Rios | Tudo pronto para as tradicionais Jornadas Florestais INTA Concordia e AIANER
As tradicionais Jornadas da Floresta de Entre Ríos, que este ano comemoram sua 39ª edição, acontecerão no dia 7 de novembro, das 8h às 18h. nas instalações do INTA Concordia, localizadas na Estação Yuquerí e nos trilhos da Ferrovia.
Reformas, construções de casas e ampliações em madeira ganham velocidade, conforto e eficiência no país
Nos bairros privados, Litoral, Litoral e Patagônia, cresce a escolha de moradias com obras secas. Rapidez, baixo impacto ambiental e economia de energia.
As árvores contam histórias: a fascinante ciência da dendrocronologia
Uma ciência fascinante, a dendrocronologia transforma os anéis das árvores num vasto arquivo da história climática, revelando ligações entre o passado e o futuro. A cada anel, uma nova história de resiliência e adaptação ganha vida.





















