Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina

Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina

A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.

A consultoria é desenvolvida no âmbito do Projeto ProCLIM-AR, uma iniciativa de cooperação bilateral entre os governos da Argentina e da Alemanha, promovida pela Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Governo Federal Alemão, através do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção do Consumidor. O trabalho técnico é coordenado por especialistas do INTA e do CONICET, pertencentes à Estação Florestal INTA Villa Dolores (EEA Manfredi) e à EEA Río Gallegos. A equipe coordenadora é composta pela Dra. Laura Cavallero (CONICET), Dr. Dardo López (INTA) e Dr. Pablo Peri (INTA–CONICET, coordenador do Programa Nacional Florestal do INTA). A coordenação técnica geral está a cargo de Ariel Medina, especialista florestal da Fundación Vida Silvestre Argentina, com o apoio da Biól. Damián Glaz (GIZ) e a Diretoria de Florestas Nativas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Ministério do Interior. Participam na iniciativa mais de 2 investigadores de 1 províncias, representando sete institutos CONICET, cinco unidades do INTA e seis universidades nacionais. Essa articulação garante uma visão abrangente e de âmbito federal, que alia conhecimento científico, gestão pública e participação territorial. Resultados com impacto nas políticas públicas Os produtos da consultoria serão apresentados em workshops com representantes do Conselho Federal do Meio Ambiente (COFEMA), a fim de fortalecer a integração da restauração florestal nas políticas públicas de conservação, gestão e recuperação de paisagens degradadas em todo o país. O componente Restauração da Paisagem Florestal faz parte do projeto Promover caminhos de desenvolvimento de baixo carbono e resilientes ao clima para a Argentina – ProCLIM-AR, implementado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Na Argentina, o consórcio responsável é formado pela Fundación Vida Silvestre Argentina —que lidera a iniciativa—, a Fundação Avina e a GIZ, com a participação da Diretoria de Florestas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Ministério do Interior e da Diretoria de Produção Sustentável da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério da Economia.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Correntes | Las Marías investe 8 milhões de dólares para modernizar sua serraria em Virasoro

A tradicional empresa de Corrientes avança com um investimento milionário para renovar completamente o seu parque florestal-industrial. A nova linha europeia, totalmente automatizada, aumentará o desempenho produtivo e posicionará a serraria entre as mais modernas do país.

Ler notícia »

Card image cap Reformas, construções de casas e ampliações em madeira ganham velocidade, conforto e eficiência no país

Nos bairros privados, Litoral, Litoral e Patagônia, cresce a escolha de moradias com obras secas. Rapidez, baixo impacto ambiental e economia de energia.

Ler notícia »

Card image cap A única árvore no meio do deserto do Saara vital para as rotas comerciais e militares

A Árvore Ténéré, uma acácia solitária no deserto do Saara, tornou-se durante séculos um farol de vida e referência para viajantes No vasto deserto do Saara, onde a aridez e o silêncio dominam a paisagem, existia uma árvore que se destacava sozinha, sendo um farol de vida e esperança para os viajantes.

Ler notícia »

BIASSONI E HIJOS SAICA

MARCELO F. CASTELLUCCIO

SLG CONSTRUCCIONES

MAQUINARIAS ABRAHAM

HERRAJES RIMAC

SOUTH CHEMICAL

HERRAJES YACANTE

METALURGICA RUEDAMAS SRL

DIFRA CNC

ENCHAPADORA SAN JUAN

PRECOR SA

PERFILESLED

LIJAS HUNTER

FARAM SRL

METALURGICA PESKINS SCA

ROSARIO ABRASIVOS SRL

SHOPBOT CNC TOOLS

TRIPAYN SRL

CORCHOLINEA

RAIES MADERAS S.A.

TEPELCO S.A.

ALCE HERRAJES SH