Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina

Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina

A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.

A consultoria é desenvolvida no âmbito do Projeto ProCLIM-AR, uma iniciativa de cooperação bilateral entre os governos da Argentina e da Alemanha, promovida pela Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Governo Federal Alemão, através do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção do Consumidor. O trabalho técnico é coordenado por especialistas do INTA e do CONICET, pertencentes à Estação Florestal INTA Villa Dolores (EEA Manfredi) e à EEA Río Gallegos. A equipe coordenadora é composta pela Dra. Laura Cavallero (CONICET), Dr. Dardo López (INTA) e Dr. Pablo Peri (INTA–CONICET, coordenador do Programa Nacional Florestal do INTA). A coordenação técnica geral está a cargo de Ariel Medina, especialista florestal da Fundación Vida Silvestre Argentina, com o apoio da Biól. Damián Glaz (GIZ) e a Diretoria de Florestas Nativas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Ministério do Interior. Participam na iniciativa mais de 2 investigadores de 1 províncias, representando sete institutos CONICET, cinco unidades do INTA e seis universidades nacionais. Essa articulação garante uma visão abrangente e de âmbito federal, que alia conhecimento científico, gestão pública e participação territorial. Resultados com impacto nas políticas públicas Os produtos da consultoria serão apresentados em workshops com representantes do Conselho Federal do Meio Ambiente (COFEMA), a fim de fortalecer a integração da restauração florestal nas políticas públicas de conservação, gestão e recuperação de paisagens degradadas em todo o país. O componente Restauração da Paisagem Florestal faz parte do projeto Promover caminhos de desenvolvimento de baixo carbono e resilientes ao clima para a Argentina – ProCLIM-AR, implementado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Na Argentina, o consórcio responsável é formado pela Fundación Vida Silvestre Argentina —que lidera a iniciativa—, a Fundação Avina e a GIZ, com a participação da Diretoria de Florestas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Ministério do Interior e da Diretoria de Produção Sustentável da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério da Economia.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Crise florestal sem precedentes: com 8,1 milhões de hectares destruídos, a meta de desmatamento zero está em perigo

Um novo relatório alerta que o planeta atravessa uma crise florestal sem precedentes. Em 224, as florestas sofreram destruição em grande escala, com uma perda permanente de quase 8,1 milhões de hectares em todo o mundo.

Ler notícia »

Card image cap Missões | A tradicional Festa Nacional da Madeira, em novembro, comemora quatro décadas de confraternização popular em San Vicente

O anúncio oficial do 4º Festival Nacional da Madeira de San Vicente foi feito nesta terça-feira pelo governador de Misiones, Hugo Passalacqua. O evento cultural e festivo acontecerá de 5 a 9 de novembro no Centro Esportivo Verón Gallardo de San Vicente, Misiones, para comemorar quatro décadas de história. O Festival Nacional da Madeira de San Vicente é um popular ponto de encontro da comunidade agroflorestal e comercial da região do Alto Uruguai e é uma oportunidade para a cadeia florestal-industrial expor seu desenvolvimento e serviços. O festival inclui atividades de promoção cultural, artística e económica.

Ler notícia »

Card image cap Reformas, construções de casas e ampliações em madeira ganham velocidade, conforto e eficiência no país

Nos bairros privados, Litoral, Litoral e Patagônia, cresce a escolha de moradias com obras secas. Rapidez, baixo impacto ambiental e economia de energia.

Ler notícia »

GONZALEZ TUDANCA

PRECOR SA

ENCHAPADORA SAN JUAN

METALURGICA PESKINS SCA

HERRAJES YACANTE

PERFILESLED

FORESTAL LAS MARÍAS SA

LIJAS HUNTER

MARCELO F. CASTELLUCCIO

ROSARIO ABRASIVOS SRL

USNR

FARAM SRL

TRIPAYN SRL

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

INGLAMIAUX

ALCE HERRAJES SH

HUGO DANIEL VALETTO

SHOPBOT CNC TOOLS

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

COMBILIFT

SERV-INT

GRUPO EURO