Mercedes foi distinguida como “Cidade Árvore do Mundo” pela FAO e fundações internacionais
Mercedes foi oficialmente declarada Cidade Árvore do Mundo, distinção concedida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pela Fundação Dia da Árvore dos Estados Unidos e pela fundação Reforestamos México. Este é um programa internacional que reconhece cidades que atendem aos padrões globais de manejo de árvores urbanas e planejamento florestal.
O anúncio foi feito durante teleconferência com representantes dessas instituições, com a participação do prefeito Juan Ignacio Ustarroz, seu homólogo de Luján Leonardo Boto, o reitor da Universidade Nacional de Luján (UNLu) Walter Panessi, a reitora de Tecnologia Elena Craig e um grande público. O reconhecimento surge como resultado do trabalho sustentado na formação de florestas urbanas em Mercedes e suas localidades, através do Viveiro Biotecnológico e da estreita articulação com a UNLu nas instâncias de formação, extensão e pesquisa. O prefeito Ustarroz agradeceu a todas as instituições e vizinhos que participaram da iniciativa e destacou o papel de cada escola, clube e sociedade de bairro que aderiu ao plano de reflorestamento. Destacou também a tarefa de áreas municipais como Espaços Verdes, Serviços Públicos e Meio Ambiente, que sob a coordenação de Darío Taramasco têm promovido projetos interdisciplinares com o objetivo de consolidar uma cidade mais sustentável. Por sua vez, Boto valorizou o trabalho conjunto entre Mercedes, Luján e a Universidade Nacional de Luján na construção de políticas públicas ambientais. Taramasco, diretor dos Espacios Verdes, destacou a articulação virtuosa entre o município, a universidade e a comunidade, destacando que a arborização não só embeleza, mas também melhora a qualidade de vida dos vizinhos. Luis Ponce, subsecretário de Serviços Públicos, destacou a importância do compromisso cidadão e do esforço dos trabalhadores municipais: é uma tarefa que alia o educativo, o ambiental e o social, com múltiplos benefícios para a cidade. A distinção aconteceu no âmbito do segundo dia de formação em florestas urbanas, onde alunos de escolas técnicas e agrícolas participaram de encontros teórico-práticos com profissionais do Ministério de Desenvolvimento Agrário de Buenos Aires e da Associação Civil de Arboricultura, além de professores e pesquisadores da UNLu. O encontro terminou com o levantamento das árvores públicas e a entrega dos certificados de presença. Com esse reconhecimento, a Mercedes passa a integrar o seleto grupo de cidades do mundo que recebem certificação internacional, consolidando seu compromisso com o planejamento ambiental e a construção de uma comunidade mais verde e sustentável.
PODE LHE INTERESSAR
O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço
Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.
INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná
Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.
Reflorestamento avança no Santuário Histórico de Machu Picchu com novos hectares restaurados
O plano prevê a plantação de mil novas árvores no santuário, em resposta aos danos causados ??pelos incêndios florestais e ameaças ambientais, com o apoio das autoridades locais e de representantes do sector do turismo.





















