
Mercedes foi distinguida como “Cidade Árvore do Mundo” pela FAO e fundações internacionais
Mercedes foi oficialmente declarada Cidade Árvore do Mundo, distinção concedida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pela Fundação Dia da Árvore dos Estados Unidos e pela fundação Reforestamos México. Este é um programa internacional que reconhece cidades que atendem aos padrões globais de manejo de árvores urbanas e planejamento florestal.
O anúncio foi feito durante teleconferência com representantes dessas instituições, com a participação do prefeito Juan Ignacio Ustarroz, seu homólogo de Luján Leonardo Boto, o reitor da Universidade Nacional de Luján (UNLu) Walter Panessi, a reitora de Tecnologia Elena Craig e um grande público. O reconhecimento surge como resultado do trabalho sustentado na formação de florestas urbanas em Mercedes e suas localidades, através do Viveiro Biotecnológico e da estreita articulação com a UNLu nas instâncias de formação, extensão e pesquisa. O prefeito Ustarroz agradeceu a todas as instituições e vizinhos que participaram da iniciativa e destacou o papel de cada escola, clube e sociedade de bairro que aderiu ao plano de reflorestamento. Destacou também a tarefa de áreas municipais como Espaços Verdes, Serviços Públicos e Meio Ambiente, que sob a coordenação de Darío Taramasco têm promovido projetos interdisciplinares com o objetivo de consolidar uma cidade mais sustentável. Por sua vez, Boto valorizou o trabalho conjunto entre Mercedes, Luján e a Universidade Nacional de Luján na construção de políticas públicas ambientais. Taramasco, diretor dos Espacios Verdes, destacou a articulação virtuosa entre o município, a universidade e a comunidade, destacando que a arborização não só embeleza, mas também melhora a qualidade de vida dos vizinhos. Luis Ponce, subsecretário de Serviços Públicos, destacou a importância do compromisso cidadão e do esforço dos trabalhadores municipais: é uma tarefa que alia o educativo, o ambiental e o social, com múltiplos benefícios para a cidade. A distinção aconteceu no âmbito do segundo dia de formação em florestas urbanas, onde alunos de escolas técnicas e agrícolas participaram de encontros teórico-práticos com profissionais do Ministério de Desenvolvimento Agrário de Buenos Aires e da Associação Civil de Arboricultura, além de professores e pesquisadores da UNLu. O encontro terminou com o levantamento das árvores públicas e a entrega dos certificados de presença. Com esse reconhecimento, a Mercedes passa a integrar o seleto grupo de cidades do mundo que recebem certificação internacional, consolidando seu compromisso com o planejamento ambiental e a construção de uma comunidade mais verde e sustentável.
PODE LHE INTERESSAR

A Associação Florestal Argentina (AFOA), uma instituição com quase 80 anos de experiência e representação de produtores, empresas, profissionais, estudantes e atores ligados ao setor florestal, realizou sua assembléia de autoridades para o período 2025-2027.

MONAGHAN, Irlanda 30.9.2025 - O Combilift, mais uma vez, foi reconhecido como uma das empresas mais bem gerenciadas da Irlanda pela Deloitte, marcando seu 13º ano consecutivo recebendo esse prestigiado elogio.

As árvores urbanas não são apenas um ornamento: são uma infra-estrutura climática. Algumas espécies esfriam mais que outras graças à sombra e à evapotranspiração. Investigadores em Valência identificaram quais funcionam melhor para reduzir as temperaturas em ambientes urbanos e como a sua correta distribuição pode transformar bairros sufocantes em locais habitáveis.