Entre Ríos se prepara para os 39º Dias da Floresta de Inta e Aianer: uma reunião anual com especialistas em silvicultura, indústria e economia
As tradicionais Jornadas da Floresta de Entre Ríos, que este ano comemoram sua 39ª edição, acontecerão no dia 7 de novembro, das 8h às 18h. nas instalações do INTA Concordia, localizadas na Estação Yuquerí e nos trilhos da Ferrovia.
Esta reunião técnica, de referência para o setor industrial florestal, reunirá pesquisadores, produtores, industriais e profissionais de diferentes províncias do país. Organizada pela EEA INTA Concordia, juntamente com a Associação de Engenheiros Agrônomos do Nordeste de Entre Ríos (Aianer), as conferências foram realizadas de maneira ininterrupta desde os atores da cadeia florestal de 1986. Temático e Modo de Participação A edição de 2025 terá painéis e conferências especializadas sobre silvicultura, indústria e economia florestal, com a participação de especialistas nacionais e internacionais. O registro é gratuito, mas requer registro anterior através do formulário disponível no link oficial: [https://forms.gle/qnjr será almoço, com um valor de US $ 20.000 argentinos pesos, que serão pagos na mesa de entrada no dia do evento. Os organizadores lembram que as cotas são limitadas, então recomendam concluir o registro com antecedência. Participação e logística da universidade Em caso de delegações universitárias ou grupos de mais de dez pessoas desejam participar, é solicitado que entre em contato com a organização para obter um melhor planejamento e distribuição de materiais logísticas. Para o nível técnico de dissertações, a participação é orientada para produtores, empreendedores, profissionais e estudantes universitários.
PODE LHE INTERESSAR
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.
Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA
A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.





















