
Os países da Amazônia reafirmarão seu apoio ao fundo para proteger as florestas do mundo
Em novembro, durante a COP30, será apresentada a iniciativa do mecanismo financeiro para proteger esses ecossistemas presentes em cerca de 70 países.
Em 22 de agosto, os oito países da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) assinaram uma declaração conjunta de apoio ao mecanismo de financiamento para as florestas tropicais do planeta, formalmente chamado de Florestas Tropicais, funcionários para sempre, como o presidente brasileiro Luiz Inacio Lula Da Silva. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores brasileiras, a declaração é uma estratégia diplomática que busca mecanismo inovador que fornece pagamentos em grande escala, previsíveis e baseados em países com florestas tropicais, com o objetivo de manter e expandir a cobertura florestal. Espera -se que o Fundo seja formalmente apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP30, que será realizada no Brasil em novembro deste ano. Acreditamos que o fundo representa uma solução ousada, inspiradora e extremamente promissora. O TFFF oferece uma oportunidade para o Norte e o Sul globais trabalharem juntos, como uma coalizão de esperança e determinação em um mundo cheio de incertezas, disse Ed Miliband, secretário de Estado de Energia e Mudança Climática do Reino Unido, algumas semanas atrás na semana de ação climática de Londres. Árabes Unidos - assim como nações com florestas tropicais elegíveis para receber pagamentos por sua conservação - como Colômbia, Peru, República Democrática do Congo, Indonésia e Gana - demonstraram seu interesse e apoio à iniciativa.
PODE LHE INTERESSAR

Vamos nos mover em meados de 1990, quando uma árvore estranha era uma notícia global. Tudo ocorreu quando um guarda florestal visitou uma área montanhosa dentro de um parque nacional australiano. A densidade da vegetação e o isolamento do local fizeram alguém passar por lá antes com a intenção científica

Com a participação de instituições públicas, produtores, empresas, pesquisadores e referentes ao setor, foi desenvolvido na Estação Experimental Agrícola Inte OLIVEROS, o 1º Simpósio da Floresta de Santa Fe, uma reunião que abriu o debate sobre o presente e as oportunidades do setor florestal na província.

No Delta Del Paraná, o bambu, conhecido como aço vegetal, está posicionado como uma alternativa sustentável. Seu rápido crescimento e versatilidade abrem novas oportunidades para a economia local, promovendo projetos inovadores