Sisinta: o mapa digital que transforma o conhecimento dos solos em uma ferramenta -chave para a produção

Sisinta: o mapa digital que transforma o conhecimento dos solos em uma ferramenta -chave para a produção

O Instituto de Solo INTA lançou o Sistema de Informações do Solo (SISINTA), uma plataforma que integra mais de 7.000 perfis de solo georreferenciados de todas as regiões do país. Essa ferramenta de acesso digital, gratuita e gratuita permite que produtores, técnicos e tomadores de decisão acessem informações precisas e atualizadas sobre as características e aptidões do solo em cada território.

O SISINTA (www.visor.inta.gob.ar) combina dados de campo e laboratório com a localização geográfica, permitindo que as pesquisas sejam realizadas por zona ou atributos específicos. As informações podem ser organizadas em séries ou projetos, baixando em diferentes formatos e sendo usados em software de análise, como formulários de cálculo, ferramentas estatísticas ou sistemas de informação geográfica (GIS). No caso das missões, as letras do piso dos departamentos de Guaraní e Lendro N. Alem foram recentemente incorporados, com informações importantes para planejamento produtivo. Em Guaraní, mais de 327.000 hectares foram aliviados, em um projeto que exigia dois anos de trabalho e a participação de 30 profissionais. Lucas Moretti, Doutor em Ciências Geológicas e Coordenador do Projeto pela INTA, ele explicou que essa cartografia semi -semiada permite calcular o índice de produtividade de cada gráfico, dependendo de diferentes culturas. É uma ótima ferramenta que o produtor possa acessar esse recurso de cultivar digitalmente e ver os solos característicos de sua localização e as recomendações para sua administração, para tomar decisões com base no conhecimento, disse ele. O Departamento Guaraní, em particular, apresenta desafios geográficos devido a seus solos na cordilheira e encostas pronunciadas. Graças aos mapas digitais, agora é possível identificar os diferentes graus de aptidão do solo e seus potenciais produtivos com maior precisão. Com essa ferramenta, o INTA está comprometido em democratizar o acesso ao conhecimento sobre solos argentinos, promovendo uma agricultura mais eficiente, sustentável e adaptada adaptada às particularidades de cada território.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A exposição rural de 2025 será a cena de um dia-chave para o desenvolvimento da indústria florestal e seu vínculo com os mercados de carbono

Sob o negócio do lema para um argentino que cresce: os mercados de florestas-industria e carbono, a reunião será realizada na quinta-feira, 24 de julho, a partir das 15:00. às 16:30, no auditório da Sociedade Rural da Argentina (SRA), localizada em Juncal 4450, primeiro andar, na cidade de Buenos Aires.

Ler notícia »

Card image cap Ele é o produtor de madeira mais resistente do mundo e cresce na Argentina: ele conhece a árvore que surpreende com suas propriedades

? No norte, uma das árvores mais antigas e resistentes do planeta sobrevive. ? Seu nome é Guayacán e possui propriedades medicinais, além de uma madeira incrível.

Ler notícia »

Card image cap A floresta submersa completamente em um lago: é único no planeta Terra

Esta floresta submersa, com árvores emergindo de águas turquesas, cria uma paisagem única, surreal e cativante do planeta Terra.

Ler notícia »

PRODUCTOS MIRO SRL

TAEDA S.A.

MAQUINARIAS ABRAHAM

DIFRA CNC

METALURGICA PESKINS SCA

ATOR

PRECOR SA

SOUTH CHEMICAL

HERRAJES RIMAC

PERFILESLED

ASERRADERO ROCAS SRL

BIASSONI E HIJOS SAICA

MADER-EXPO

GONZALEZ TUDANCA

ENCHAPADORA SAN JUAN

LIJAS HUNTER

HERRAJES YACANTE

SLG CONSTRUCCIONES

CASERMEIRO S.R.L.

DECOFORMA

ASERSUR MADERAS

MADERAS KIKUE