Sisinta: o mapa digital que transforma o conhecimento dos solos em uma ferramenta -chave para a produção

Sisinta: o mapa digital que transforma o conhecimento dos solos em uma ferramenta -chave para a produção

O Instituto de Solo INTA lançou o Sistema de Informações do Solo (SISINTA), uma plataforma que integra mais de 7.000 perfis de solo georreferenciados de todas as regiões do país. Essa ferramenta de acesso digital, gratuita e gratuita permite que produtores, técnicos e tomadores de decisão acessem informações precisas e atualizadas sobre as características e aptidões do solo em cada território.

O SISINTA (www.visor.inta.gob.ar) combina dados de campo e laboratório com a localização geográfica, permitindo que as pesquisas sejam realizadas por zona ou atributos específicos. As informações podem ser organizadas em séries ou projetos, baixando em diferentes formatos e sendo usados em software de análise, como formulários de cálculo, ferramentas estatísticas ou sistemas de informação geográfica (GIS). No caso das missões, as letras do piso dos departamentos de Guaraní e Lendro N. Alem foram recentemente incorporados, com informações importantes para planejamento produtivo. Em Guaraní, mais de 327.000 hectares foram aliviados, em um projeto que exigia dois anos de trabalho e a participação de 30 profissionais. Lucas Moretti, Doutor em Ciências Geológicas e Coordenador do Projeto pela INTA, ele explicou que essa cartografia semi -semiada permite calcular o índice de produtividade de cada gráfico, dependendo de diferentes culturas. É uma ótima ferramenta que o produtor possa acessar esse recurso de cultivar digitalmente e ver os solos característicos de sua localização e as recomendações para sua administração, para tomar decisões com base no conhecimento, disse ele. O Departamento Guaraní, em particular, apresenta desafios geográficos devido a seus solos na cordilheira e encostas pronunciadas. Graças aos mapas digitais, agora é possível identificar os diferentes graus de aptidão do solo e seus potenciais produtivos com maior precisão. Com essa ferramenta, o INTA está comprometido em democratizar o acesso ao conhecimento sobre solos argentinos, promovendo uma agricultura mais eficiente, sustentável e adaptada adaptada às particularidades de cada território.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Negócios, inovação e conteúdo da indústria de móveis em Fimma Brasil 2025

A feira terá mais de 300 marcas nacionais e internacionais, uma imersão em inovação e um espaço mais amplo para arquitetos e carpinteiros.

Ler notícia »

Card image cap A floresta submersa completamente em um lago: é único no planeta Terra

Esta floresta submersa, com árvores emergindo de águas turquesas, cria uma paisagem única, surreal e cativante do planeta Terra.

Ler notícia »

Card image cap Cupins para salvar as selvas tropicais da Austrália: As pessoas pensavam que era suficiente com o plantio de árvores

Eles são essenciais para a reciclagem de nutrientes e estão associados a bactérias de fixação de nitrogênio, vitais para o funcionamento de árvores famosas devido à sua capacidade de destruir madeira, ninguém pensaria em recuperar as selvas tropicais que plantam cupins de ninhos. Bem, precisamente, porque ninguém lhe ocorreu, alguns dos projetos de reflorestamento da Austrália foram condenados ao fracasso.

Ler notícia »

HYMMEN

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

METALURGICA RUEDAMAS SRL

FORESTAL LAS MARÍAS SA

MAQUINARIAS ABRAHAM

DIFRA CNC

METALURGICA PESKINS SCA

PRECOR SA

HERRAJES RIMAC

PERFILESLED

ASERRADERO ROCAS SRL

BIASSONI E HIJOS SAICA

MADER-EXPO

ENCHAPADORA SAN JUAN

HERRAJES YACANTE

CASERMEIRO S.R.L.

DECOFORMA

ASERSUR MADERAS

MADERAS KIKUE

CORCHOLINEA

ASERRADERO JARDIN S.R.L.