Misiones | Pessoal de controle de trem para identificar madeira e combate a madeira ilegal
Em um esforço para reforçar os controles ambientais e impedir o tráfego ilegal de produtos florestais, o treinamento técnico foi desenvolvido sobre o reconhecimento de bosques nativos e exóticos de valor comercial, na Faculdade de Ciências Florestais da Universidade Nacional de Misiones (UNAM), em Eldorado.
O workshop reuniu pessoal técnico da Diretoria Florestal do Ministério da Ecologia e Recursos Renováveis, bem como membros da Polícia de Misiones - Diretoria de Meio Ambiente e Crimes Rurais - e National Gendarmerie, que desempenham funções -chave em tarefas de controle ambiental. A atividade teve uma abordagem prática, focada no reconhecimento anatômico da madeira por meio de características visíveis a olho nu ou com uma lupa rolizos de vidro, trozas e produtos processados. Essa ferramenta é essencial para verificar a legalidade no transporte, uso e marketing de recursos florestais. Ligamos ferramentas de concreto para que os agentes possam detectar irregularidades imediatamente nas operações de controle, melhorando a eficiência na inspeção, eles indicaram da organização. A iniciativa é enquadrada no plano de fortalecimento institucional do Ministério da Ecologia, que busca otimizar os mecanismos de controle. O uso sustentável e legal dos recursos naturais na província. Com esse treinamento, Misiones avança no desenvolvimento de capacidades técnicas para proteger suas florestas e combater o desmatamento ilegal, reafirmando seu compromisso com a conservação da biodiversidade e legalidade na cadeia florestal.
PODE LHE INTERESSAR
A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?
A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.





















