Espanha | Em Navarra, eles construíram a passarela de pedestres industrializada mais longa do mundo no rio Arakil
A Comunidade Foral Navarra comemorou uma nova conquista de engenharia sustentável com a instalação da passarela de pedestres de madeira mais longa do mundo. Com um comprimento de 86,8 metros, a estrutura conecta a caminhada do rio entre as cidades de Ibero e Etxauri, no rio Arakil, sem pilares intermediários e com uma estrutura de arco inovadora.
O trabalho foi executado pela Madergia Company, uma referência em construção em madeira, que fabricava e montou a passarela em sua fábrica AOIZ, dividindo o projeto em oito seções que foram transportadas para o local e montadas com precisão por grandes guindastes de grande tonelagem. Com um peso total de 106 toneladas, a passarela foi instalada em desvios anteriormente fundados nas duas margens do rio. A estrutura fica a cerca de 350 metros da cidade de Ibero, ao lado da confluência dos rios Arakil e Arga. No momento, os registros anteriores das passarelas de pedestres de madeira eram: o do rio Guadalhorce (Espanha, 70 metros), o do rio Neckar (Alemanha, 80 metros), o do rio Bow (Canadá, 80 metros) (China, 76 metros) e Anaklia (Geórgia, 84 metros). Com seus 86,8 metros, a nova passarela Navarra excede todas essas marcas. O projeto faz parte da expansão da caminhada do rio da região de Pamplona, ??adicionando uma nova seção de 4.468 metros. Essa extensão melhorará a conectividade de pedestres e ciclismo entre as cidades de Ibero e Etxauri, reforçando a rede verde que já atinge 63 quilômetros de viagem. O orçamento do prêmio do trabalho foi de 1.930.674,68 euros (sem IVA), dos quais 850.000 euros foram financiados pela recuperação, transformação e resiliência a Navarra, essa ação faz parte do plano de sustentabilidade turístico na região da Pamplona rural. Nos próximos meses, será concluído o condicionamento das seções restantes da caminhada com pavimento árido reciclado ou concreto, dependendo das condições do terreno e de sua vulnerabilidade às inundações. Esta nova seção adiciona às extensões anteriores feitas na seção do rio Elorz (2023), com 7 quilômetros entre os Cendas de Cizur e Galar, e a seção de Bajo Arga (2021), entre Arazuri e Ibero, com 5,2 quilômetros próximos ao rio. A instalação desta passarela representa um excelente exemplo de engenharia sustentável, turismo ativo e desenvolvimento territorial, com critérios de baixo impacto ambiental e alto valor patrimonial para Navarra.
PODE LHE INTERESSAR
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.
Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.
A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.





















