Espanha | Em Navarra, eles construíram a passarela de pedestres industrializada mais longa do mundo no rio Arakil

Espanha | Em Navarra, eles construíram a passarela de pedestres industrializada mais longa do mundo no rio Arakil

A Comunidade Foral Navarra comemorou uma nova conquista de engenharia sustentável com a instalação da passarela de pedestres de madeira mais longa do mundo. Com um comprimento de 86,8 metros, a estrutura conecta a caminhada do rio entre as cidades de Ibero e Etxauri, no rio Arakil, sem pilares intermediários e com uma estrutura de arco inovadora.

O trabalho foi executado pela Madergia Company, uma referência em construção em madeira, que fabricava e montou a passarela em sua fábrica AOIZ, dividindo o projeto em oito seções que foram transportadas para o local e montadas com precisão por grandes guindastes de grande tonelagem. Com um peso total de 106 toneladas, a passarela foi instalada em desvios anteriormente fundados nas duas margens do rio. A estrutura fica a cerca de 350 metros da cidade de Ibero, ao lado da confluência dos rios Arakil e Arga. No momento, os registros anteriores das passarelas de pedestres de madeira eram: o do rio Guadalhorce (Espanha, 70 metros), o do rio Neckar (Alemanha, 80 metros), o do rio Bow (Canadá, 80 metros) (China, 76 metros) e Anaklia (Geórgia, 84 metros). Com seus 86,8 metros, a nova passarela Navarra excede todas essas marcas. O projeto faz parte da expansão da caminhada do rio da região de Pamplona, ??adicionando uma nova seção de 4.468 metros. Essa extensão melhorará a conectividade de pedestres e ciclismo entre as cidades de Ibero e Etxauri, reforçando a rede verde que já atinge 63 quilômetros de viagem. O orçamento do prêmio do trabalho foi de 1.930.674,68 euros (sem IVA), dos quais 850.000 euros foram financiados pela recuperação, transformação e resiliência a Navarra, essa ação faz parte do plano de sustentabilidade turístico na região da Pamplona rural. Nos próximos meses, será concluído o condicionamento das seções restantes da caminhada com pavimento árido reciclado ou concreto, dependendo das condições do terreno e de sua vulnerabilidade às inundações. Esta nova seção adiciona às extensões anteriores feitas na seção do rio Elorz (2023), com 7 quilômetros entre os Cendas de Cizur e Galar, e a seção de Bajo Arga (2021), entre Arazuri e Ibero, com 5,2 quilômetros próximos ao rio. A instalação desta passarela representa um excelente exemplo de engenharia sustentável, turismo ativo e desenvolvimento territorial, com critérios de baixo impacto ambiental e alto valor patrimonial para Navarra.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Especialistas de 10 províncias desenvolvem estratégias de restauração de paisagens florestais em todo o país

O programa é desenvolvido por pesquisadores do INTA, do Conicet e da Fundação Argentina de Vida Selvagem.

Ler notícia »

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

Card image cap Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA

A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.

Ler notícia »

METALURGICA RUEDAMAS SRL

FORESTAL LAS MARÍAS SA

TAEDA S.A.

LIJAS HUNTER

HERRAJES RIMAC

DECOFORMA

ASERSUR MADERAS

ENCHAPADORA SAN JUAN

PERFILESLED

SOUTH CHEMICAL

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

GONZALEZ TUDANCA

HERRAJES YACANTE

SLG CONSTRUCCIONES

MARCELO F. CASTELLUCCIO

HERRAJES NORTE

KCD SOFTWARE

CASTALY MACHINE

THERMWOOD

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

SAN VICENTE MADERAS SRL