Esta é a floresta galinha onde as castanhas mais altas da Europa crescem

Esta é a floresta galinha onde as castanhas mais altas da Europa crescem

O local possui centenários castanhas que atingem 30 metros de altura e mantêm em suas sombras a memória de Emilia pardo Bazán

Alguns quilômetros do centro de Lalín se estende La Fraga de Catasós, também conhecido como Carballeira de Quiroga. Com uma área de apenas 4,2 hectares, esta floresta mista de carvalhos e árvores de castanha representa um dos melhores exemplos da floresta decídua do Atlântico que uma vez cobriu grande parte da Galiza. Mas seu valor não reside apenas em sua beleza natural: La Fraga hospeda as mais altas castanhas da Europa, com espécimes que atingem 30 metros de altura e excedem cinco metros de perímetro. Essas árvores, plantadas no início do século XIX, foram cultivadas com cuidado para fornecer madeira esbelta e resistente, ideal para a construção de Pazos e grandes vigas domésticas. As castanhas só poderiam ser ramos, sem desconcentrá -las, permitindo o crescimento vertical. A floresta, declarou um monumento natural em 2000 e um espaço natural de interesse local em 2017, foi protegido por sua singularidade ecológica e pela riqueza de sua biodiversidade. No interior, o visitante pode observar musgos, fungos, líquenes e uma fauna rica que inclui insetos, salamandras, sapos e até o escasso cervo voador, um besouro em extinção. Dizem que, nesse enclave inspirador, cercado pelas altas castanhas e pela calma da floresta, ele escreveu alguns capítulos de seu romance mais emblemático, Los Pazos de Ulloa. Portanto, o local está ligado à história da literatura galega. Hoje, La Fraga de Catasós está aberto ao público e tem um caminho de 1,2 kilômetro, perfeito para uma caminhada em família. A rota, bem marcada e cheia de painéis informativos, nos permite mergulhar na história e ecologia dessa floresta única. Além disso, uma pequena trama cercada serve como um espaço didático para observar a evolução de espécies como castanhas, carvalhos e cerejeiras.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.

Ler notícia »

Card image cap A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?

A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.

Ler notícia »

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

METALURGICA PESKINS SCA

HERRAJES YACANTE

SLG CONSTRUCCIONES

DECOFORMA

CASERMEIRO S.R.L.

PIERMATTEI S.A.

CORCHOLINEA

FARAM SRL

KCD SOFTWARE

USNR

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

COMBILIFT

LYH PLACAS

FRUND STARK SA

RAIES MADERAS S.A.

HUGO DANIEL VALETTO

SHOPBOT CNC TOOLS

DIEGO LAVISTA LLANOS

TRIPAYN SRL