Indústria de móveis | O grupo Fiplast adquire os móveis históricos de platina mendoza e projeta seu relançamento internacional

Indústria de móveis | O grupo Fiplast adquire os móveis históricos de platina mendoza e projeta seu relançamento internacional

Após 70 anos de experiência, a empresa argentina icônica muda os proprietários e apostas em reativação produtiva, expansão comercial e desenvolvimento florestal sustentável.

Mendoza (6/6/2025) - A marca de platina reconhecida, símbolo da indústria de móveis na Argentina, foi adquirida pelo grupo Fiplasta, liderado pelo empresário Marcelo Mindlin. Conselhos de aglomerados para móveis de alta qualidade. Durante décadas, a platina acompanhou gerações de argentinos com seus móveis tradicionais para serem montados, facilmente identificáveis ??por sua característica Chapita. Agora, sob uma nova direção, começa um novo estágio que promete recuperar seu destaque no mercado local e no projeto para a exportação, alavancado pelos ativos florestais do grupo de investimentos. Novo ciclo: rejeição e estratégia sustentável O processo de aquisição foi concluído recentemente e marca um ponto de virada na história desse negócio familiar. Em seu estágio final, a platina cruzou dificuldades derivadas de uma estrutura corporativa complexa: 20 acionistas, incluindo os nove filhos do fundador, cujas idades eram de 30 a 80 anos. Embora não houvesse crise oportuna, a necessidade de garantir a continuidade da fábrica e conservar empregos foi fundamental para concordar com a venda. A empresa está passando por um processo de relançamento e recomposição de ações, por isso foi solicitado paciência aos clientes enquanto a produção é estabilizada. O objetivo da nova gerência é alcançar a venda de 35.000 móveis por ano e triplicar o ritmo do trabalho para operar com três turnos, reativando toda a capacidade da planta. Desde o desembarque da nova equipe liderada por Federico García Malgor, a produção de móveis passou de 2.000 para 17.000 unidades por mês, e o aglomerado atingiu 5.000 metros cúbicos. Assim, a empresa enfrenta a logística e o custo principal, que custa cerca de US $ 30.000 por tonelada, dobra com frete. Para operar constantemente, foram necessários 200 hectares de árvores e uma produção mensal próxima a 15.000 m³ de placas. Fipiplast: Experiência industrial a serviço da crescente empresa de adquirentes, Fixstone, é o único produtor argentino de placas de madeira de alta densidade. Possui dois andares em Ramallo (Buenos Aires) e mais de 2.500 hectares de ativos florestais. Em julho de 2023, a Mindlin liderou uma operação pessoal (independentemente do Pampa Energía) a assumir o controle principal de Filasto, acompanhado por colaboradores históricos do grupo. O plano estratégico combina eficiência industrial, desenvolvimento florestal e abertura de novos canais comerciais, com foco na qualidade, sustentabilidade e visão de longo prazo. A integração da platina no ecossistema produtivo de fiplasto promete não apenas revitalizar uma marca histórica, mas também energizar um setor -chave para Mendoza e a economia nacional.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Arquitetura com identidade: universitários da Argentina e do Paraguai projetam e constroem com madeira missionária

A Faculdade de Arte e Design (FAyD) da Universidade Nacional de Misiones (UNaM) sediou a inauguração da primeira edição do “Yvyvyrá: território, matéria e arquitetura”, workshop internacional que promove o aprendizado, a experimentação e o projeto arquitetônico utilizando madeira e outros materiais típicos dos biomas da Mata Atlântica (Floresta Paranaense) e do Chaco Úmido.

Ler notícia »

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

RAIES MADERAS S.A.

FARAM SRL

LYH PLACAS

FRUND STARK SA

CORCHOLINEA

PERFILES DEL SOL

DIEGO LAVISTA LLANOS

COMBILIFT

LIJAS HUNTER

MAQUINARIAS ABRAHAM

METALURGICA RUEDAMAS SRL

BIASSONI E HIJOS SAICA

PRECOR SA

DIFRA CNC

PRODUCTOS MIRO SRL

ATOR

MADERWIL S.A.

CASERMEIRO S.R.L.

TAEDA S.A.

SOUTH CHEMICAL

MADER-EXPO

PERFILESLED