José Olinuck se despediu do INTA após 47 anos: uma vida dedicada à agrometeorologia e ao serviço da produção agrícola

José Olinuck se despediu do INTA após 47 anos: uma vida dedicada à agrometeorologia e ao serviço da produção agrícola

Com uma carreira exemplar de quase meio século, o treinador do agroomeeteorologista José Olinuck se aposenta de Int Cerro Azul, saindo para o setor produtivo da NEA, um trabalho estatístico inestimável sobre temperaturas, chuvas e outras condições climáticas, além da consolidação de uma rede de estações agromororológicas. Seu trabalho silencioso, meticuloso e constante permitiu -se antecipar o clima e melhorar as decisões de milhares de produtores. Quando, em 1978, José Olinuk entrou no INTRO CERRO AZUL como treinador para cuidar da área da agrometeorologia, ele certamente não imaginou que seu trabalho marcaria o demitir o desenvolvimento dessa disciplina na região. Hoje, alguns dias após sua aposentadoria, ele analisa com emoção uma vida inteira dedicada a observar o clima, coletar dados, emitir boletins e, acima de tudo, ser uma fonte confiável de informações para produtores, pesquisadores, professores e estudantes.

Agrometeorologia, um ramo relativamente novo na ciência agrícola quando começou, era sua vocação e sua especialidade por 47 anos. The weather influences everything: yields, soil care, irrigation, humidity, frost, extreme temperatures, water balance, and each crop has its moment. It was essential of agrometeorological stations. Because its impulse, more than 40 stations were installed in missions and the northeast of Corrientes, covering areas such as Andresito, San Pedro, San Antonio, Iguazú, Virasoro, Liebig and Playadito. ?Recebemos todas essas informações em Cerro Azul, carregamos, atualizamos e geramos boletins disponíveis para investigações ou para aqueles que precisam deles, liberam o técnico, explica, em declarações à estação de rádio local Estación Azul. Esse esforço sustentado transformou o INTRO CERRO AZUL em um nó de informação climática -chave. É uma rede muito ampla que nos permite entender o comportamento do clima em uma região com uma topografia complexa. Isso foi essencial para acompanhar o produtor, diz Olinuck. Dos envelopes em tempo real: as mudanças tecnológicas por muitos anos foram trabalhadas no papel, e todo o registro estava à mão. No final do mês, enviamos os envelopes com os formulários para o EEA Castelar, ele lembra com um sorriso. A transformação tecnológica ocorreu fortemente nos últimos 20 anos: Agora as estações são automáticas, as informações são carregadas diariamente online e estão disponíveis em tempo real, de qualquer lugar do mundo, disse ele. Esse progresso permitiu não apenas melhorar a precisão dos dados, mas também expandir o acesso. Hoje, os dados estão disponíveis para pesquisadores, universidades, escolas técnicas, produtores. É uma herança coletiva e tenho orgulho de ter contribuído para isso, diz ele. Um legado para o Futurejojosé não sai: ele deixa uma estrutura trabalhando e uma equipe profissional que continuará seu trabalho. Um novo profissional se junta à área, e eu sei que ele fará isso muito bem. INTA é uma instituição sólida e Cerro Azul é um lugar muito valioso, diz ele. Os produtores da região reconhecem sua carreira com gratidão e ele se despediu de humildade: Para mim, foi um orgulho tudo, disse ele, seu trabalho foi destacado e reconhecido na edição da Expo Rural das Missões 2022, organizada pela Sociedade Rural de Misiones. Com sua aposentadoria, um estágio está fechado e outro continuará, em um contexto em que a agrometeorologia cobra um papel ainda mais relevante diante dos desafios da crise climática. Sua história, marcada pelo comprometimento e constância, deixa uma marca profunda no corpo e na história agrícola da região.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Arquitetura com identidade: universitários da Argentina e do Paraguai projetam e constroem com madeira missionária

A Faculdade de Arte e Design (FAyD) da Universidade Nacional de Misiones (UNaM) sediou a inauguração da primeira edição do “Yvyvyrá: território, matéria e arquitetura”, workshop internacional que promove o aprendizado, a experimentação e o projeto arquitetônico utilizando madeira e outros materiais típicos dos biomas da Mata Atlântica (Floresta Paranaense) e do Chaco Úmido.

Ler notícia »

Card image cap Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA

A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.

Ler notícia »

Card image cap A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?

A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.

Ler notícia »

FRUND STARK SA

HYMMEN

RAIES MADERAS S.A.

HERRAJES MANDILE

PERIN Spa

FARAM SRL

PERFILES DEL SOL

LYH PLACAS

SHOPBOT CNC TOOLS

EL COLONO FERRETERIA

AGLOLAM SA

CORCHOLINEA

COMBILIFT

DIEGO LAVISTA LLANOS

BIASSONI E HIJOS SAICA

WEMHONER Surface Technologies

HERRAJES RIMAC

METALURGICA PESKINS SCA

ASERSUR MADERAS

PRECOR SA

ASERRADERO ROCAS SRL

PERFILESLED