E se a madeira logo substituísse o concreto para obter uma construção mais sustentável?
Os pesquisadores americanos conseguiram fortalecer a madeira por minerais injetados em escala nanométrica, sem alterar suas propriedades mecânicas. Os pesquisadores americanos desenvolveram uma técnica para fortalecer a madeira, adicionando minerais em uma escala muito pequena, o que pode permitir usar madeira em vez de aço e concreto na indústria da construção.
O fortalecimento da madeira em investigadores de escala nanométrica da Universidade Atlântica da Flórida tentaram desenvolver um método para fortalecer a madeira injetada com minerais em uma escala nanométrica. De acordo com os resultados de sua pesquisa, publicada recentemente na ACS Appliad Materials and Interfaces, um tratamento específico parece ser muito eficaz. Para este estudo, os cientistas se concentraram em carvalho vermelho, uma madeira dura comum na América do Norte, pertencente à categoria de madeira de madeira, ou seja, madeira com grandes embarcações em forma de anel usadas para transportar e espalhar água dentro da árvore. Vermelho, sem alterar as propriedades mecânicas globais que conferem suas vantagens à madeira, isto é, sem torná -lo mais pesado, menos flexível e sem ser prejudicial ao meio ambiente. Eles finalmente alcançaram o resultado desejado introduzindo um mineral chamado ferri -hidrita na madeira em uma escala nanométrica. Este mineral, obtido através de uma reação química simples entre nitrato férrico e hidróxido de potássio, é um óxido de ferro que é freqüentemente encontrado na natureza. Por que esse experimento desse tipo? Para verificar a veracidade de seu estudo, os pesquisadores usaram ferramentas de alta precisão para analisar os efeitos do tratamento com ferriidrito em diferentes escalas. Através da microscopia de força atômica e de um método chamado AM-FM, os cientistas foram capazes de observar as paredes celulares dos carvalhos vermelhos tratados para medir as propriedades da madeira finalmente obtidas, como sua rigidez e elasticidade. Usando um microscópio eletrônico de varredura, os pesquisadores também podem avaliar a resposta da madeira às forças localizadas antes de comparar os resultados obtidos com os resultados obtidos. Essa abordagem multiscalar nos permitiu entender como esse tratamento, aparentemente bastante simples, modifica a estrutura interna da madeira e sua resistência global. Nesta forma, o método usado demonstra que é possível reforçar materiais naturais, como madeira, sem a necessidade de usar tratamentos químicos altamente poluentes. Quando esse material é reforçado, ele pode substituir parcialmente o aço ou o concreto, materiais cuja produção tem um impacto importante no meio ambiente. A construção sustentável é um grande desafio do nosso tempo, e a madeira agora é considerada uma das principais fontes de materiais renováveis ??e tem sido usada pelos seres humanos desde o início dos tempos. No entanto, ainda existem soluções a serem encontradas para limitar os impactos de seu uso no desmatamento e destruição de ecossistemas; Seria realmente contraproducente resolver parcialmente um problema ambiental apenas para agravar outro.
PODE LHE INTERESSAR
Crise florestal sem precedentes: com 8,1 milhões de hectares destruídos, a meta de desmatamento zero está em perigo
Um novo relatório alerta que o planeta atravessa uma crise florestal sem precedentes. Em 2 24, as florestas sofreram destruição em grande escala, com uma perda permanente de quase 8,1 milhões de hectares em todo o mundo.
Comissionamento real e virtual: Hymmen aproveita gêmeos digitais para melhorar a eficiência do gerenciamento de projetos.
Bielefeld, 22/1 /25 – O cenário ideal é aquele em que uma planta de produção funciona perfeitamente antes mesmo do comissionamento. No entanto, uma análise mais detalhada dos projetos da planta muitas vezes revela uma realidade diferente: muitas vezes surgem desafios inesperados durante o comissionamento no local que devem ser resolvidos em prazos consideráveis. Hymmen demonstra como os gêmeos digitais podem oferecer uma solução. Ao simular antecipadamente o processo de produção numa escala de 1:1 e tendo em conta todas as variáveis ??relevantes, esta tecnologia permite uma intervenção atempada em pontos críticos.
Entre Rios | Tudo pronto para as tradicionais Jornadas Florestais INTA Concordia e AIANER
As tradicionais Jornadas da Floresta de Entre Ríos, que este ano comemoram sua 39ª edição, acontecerão no dia 7 de novembro, das 8h às 18h. nas instalações do INTA Concordia, localizadas na Estação Yuquerí e nos trilhos da Ferrovia.





















