Conheça a árvore Guayubira: uma das espécies de madeira nativa da selva missionária
Com informações do Manual de Espécies de Missões Nativas (2024), desenvolvidas em colaboração entre a Faculdade de Ciências Florestais do UNAM e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) através da atualização do projeto e da edição do manual de identificação de madeira da selva missionária, compartilhamos informações de cada guia digital que inclui características denatônicas e anatômicas. O manual foi elaborado no Laboratório de Anatomia da Madeira, Dendrologia e Dendrocronologia (Lamdyd) da Faculdade de Ciências Florestais em Eldorado, Universidade Nacional de Misiones.
Guayubira, uma espécie nativa de grande valor de madeira, pode atingir até 20 metros de altura. Possui um dura escuro e denso, ideal para pisos, móveis e artigos esportivos. Sua madeira, pesada e resistente. Características técnicas da árvore científica de Guayubiranan: American Cordia (L.) Gottschling J.S. Mill. Geralmente de diâmetro menor que 50 cm no estado adulto, possui reforços importantes na base (imagem 6 e 7) ? Folhas: as folhas são alternativas ou ovadas de 3 a 8 cm de comprimento por 1 a 3 cm de largura, as bordas são ondulantes ou serradas ou serradas em direção ao ápice da Roma e a base ahusada em direção ao curto peció. Em diâmetro, as flores são numerosas e perfumadas de 5 mm de comprimento, a corola branca ? Fruta: a fruta é um drup cônico de 5 mm que divide o córtex em muitas placas retangulares e pequenas. Características da madeira. O solo e o exterior dura no estado natural, não tratados aproximadamente entre 5 e 10 anos. O duramen não é muito resistente ao ataque de fungos, mas resiste ao ataque de insetos, não à seiva.
PODE LHE INTERESSAR
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.



















