Conheça a árvore Guayubira: uma das espécies de madeira nativa da selva missionária
Com informações do Manual de Espécies de Missões Nativas (2024), desenvolvidas em colaboração entre a Faculdade de Ciências Florestais do UNAM e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) através da atualização do projeto e da edição do manual de identificação de madeira da selva missionária, compartilhamos informações de cada guia digital que inclui características denatônicas e anatômicas. O manual foi elaborado no Laboratório de Anatomia da Madeira, Dendrologia e Dendrocronologia (Lamdyd) da Faculdade de Ciências Florestais em Eldorado, Universidade Nacional de Misiones.
Guayubira, uma espécie nativa de grande valor de madeira, pode atingir até 20 metros de altura. Possui um dura escuro e denso, ideal para pisos, móveis e artigos esportivos. Sua madeira, pesada e resistente. Características técnicas da árvore científica de Guayubiranan: American Cordia (L.) Gottschling J.S. Mill. Geralmente de diâmetro menor que 50 cm no estado adulto, possui reforços importantes na base (imagem 6 e 7) ? Folhas: as folhas são alternativas ou ovadas de 3 a 8 cm de comprimento por 1 a 3 cm de largura, as bordas são ondulantes ou serradas ou serradas em direção ao ápice da Roma e a base ahusada em direção ao curto peció. Em diâmetro, as flores são numerosas e perfumadas de 5 mm de comprimento, a corola branca ? Fruta: a fruta é um drup cônico de 5 mm que divide o córtex em muitas placas retangulares e pequenas. Características da madeira. O solo e o exterior dura no estado natural, não tratados aproximadamente entre 5 e 10 anos. O duramen não é muito resistente ao ataque de fungos, mas resiste ao ataque de insetos, não à seiva.
PODE LHE INTERESSAR
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.
Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.
A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.
Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA
A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.





















