Na Patagônia, eles avaliam a qualidade da madeira de Álamos
Um estudo sobre INTA determinou que a madeira de choupos produzidos nos vales do norte da Patagônia tem características para seu uso na construção.
A introdução dos choupos nos vales irrigados do norte da Patagônia foi realizada para amortecer o impacto das condições climáticas nos sistemas produtivos de produção e vegetais. Inicialmente, os Rompevos de Cortinas foram plantados na região e, em seguida, os maciços florestais começaram a ser estabelecidos. Nos dois casos, a produção de madeira foi destinada à fabricação de caixas, paletes e gavetas para a indústria de frutas. Com o objetivo de avaliar os recursos de proximidade disponíveis, uma equipe de especialistas da INTA - integrada por pesquisadores de Bariloche e Alto Valle, Rio Negro - avaliaram a qualidade estrutural da madeira de álamo para uso em sistemas de construção. Durante o projeto de pesquisa, foram avaliados o crescimento e as propriedades mecânicas da madeira de diferentes espécies e clones de álamo. Os resultados mostraram que a madeira dessas árvores atende aos requisitos estabelecidos pelos regulamentos nacionais a serem usados ??em estruturas de construção. O álamo provou ser uma espécie com boas condições de crescimento nos vales da Patagônia. No entanto, nem todos os clones apresentam as mesmas características. Por meio deste estudo, conseguimos identificar aqueles que, além de crescer rapidamente, produzem madeira com propriedades desejáveis ??de acordo com os padrões de qualidade a serem usados ??em sistemas de construção, explicou Alejandro Martínez Meier, investigador da INTA Bariloche. A regulação das estruturas de madeira (CIRSOC 601) estabelece que a resistência à flexão, o módulo de elasticidade longitudinal na flexão e a densidade da madeira são analisadas para definir seu comportamento nas estruturas de construção. Nesse sentido, Juan Diez, pesquisador da INTA Bariloche, disse que a escolha do clone direito, combinado com boas práticas de manejo florestal, é essencial para obter madeira com as propriedades desejadas. Os resultados deste estudo aprimoram os processos de produção de construção na madeira existente na região e, ao mesmo tempo, abrem novas perspectivas para a melhoria e desenvolvimento da indústria de madeira na Patagônia, oferecendo alternativas sustentáveis ??do uso de materiais renováveis ??em relação a outros materiais de construção. Thomas Thomas, pesquisador e extensionista da INTA Alto Valle, ele reúne todas as características desejadas, como bom crescimento, forma de árvore e qualidade da madeira. A escolha adequada de espécies e clones populares, em combinação com boas práticas de manejo florestal, tanto em maciços quanto em cortinas de quebra, permitirá obter madeira de maior qualidade para ser usada na indústria da construção.
PODE LHE INTERESSAR
Crise florestal sem precedentes: com 8,1 milhões de hectares destruídos, a meta de desmatamento zero está em perigo
Um novo relatório alerta que o planeta atravessa uma crise florestal sem precedentes. Em 2 24, as florestas sofreram destruição em grande escala, com uma perda permanente de quase 8,1 milhões de hectares em todo o mundo.
Correntes | Las Marías investe 8 milhões de dólares para modernizar sua serraria em Virasoro
A tradicional empresa de Corrientes avança com um investimento milionário para renovar completamente o seu parque florestal-industrial. A nova linha europeia, totalmente automatizada, aumentará o desempenho produtivo e posicionará a serraria entre as mais modernas do país.
Missões | A tradicional Festa Nacional da Madeira, em novembro, comemora quatro décadas de confraternização popular em San Vicente
O anúncio oficial do 4 º Festival Nacional da Madeira de San Vicente foi feito nesta terça-feira pelo governador de Misiones, Hugo Passalacqua. O evento cultural e festivo acontecerá de 5 a 9 de novembro no Centro Esportivo Verón Gallardo de San Vicente, Misiones, para comemorar quatro décadas de história. O Festival Nacional da Madeira de San Vicente é um popular ponto de encontro da comunidade agroflorestal e comercial da região do Alto Uruguai e é uma oportunidade para a cadeia florestal-industrial expor seu desenvolvimento e serviços. O festival inclui atividades de promoção cultural, artística e económica.





















