Na Patagônia, eles avaliam a qualidade da madeira de Álamos

Na Patagônia, eles avaliam a qualidade da madeira de Álamos

Um estudo sobre INTA determinou que a madeira de choupos produzidos nos vales do norte da Patagônia tem características para seu uso na construção.

A introdução dos choupos nos vales irrigados do norte da Patagônia foi realizada para amortecer o impacto das condições climáticas nos sistemas produtivos de produção e vegetais. Inicialmente, os Rompevos de Cortinas foram plantados na região e, em seguida, os maciços florestais começaram a ser estabelecidos. Nos dois casos, a produção de madeira foi destinada à fabricação de caixas, paletes e gavetas para a indústria de frutas. Com o objetivo de avaliar os recursos de proximidade disponíveis, uma equipe de especialistas da INTA - integrada por pesquisadores de Bariloche e Alto Valle, Rio Negro - avaliaram a qualidade estrutural da madeira de álamo para uso em sistemas de construção. Durante o projeto de pesquisa, foram avaliados o crescimento e as propriedades mecânicas da madeira de diferentes espécies e clones de álamo. Os resultados mostraram que a madeira dessas árvores atende aos requisitos estabelecidos pelos regulamentos nacionais a serem usados ??em estruturas de construção. O álamo provou ser uma espécie com boas condições de crescimento nos vales da Patagônia. No entanto, nem todos os clones apresentam as mesmas características. Por meio deste estudo, conseguimos identificar aqueles que, além de crescer rapidamente, produzem madeira com propriedades desejáveis ??de acordo com os padrões de qualidade a serem usados ??em sistemas de construção, explicou Alejandro Martínez Meier, investigador da INTA Bariloche. A regulação das estruturas de madeira (CIRSOC 601) estabelece que a resistência à flexão, o módulo de elasticidade longitudinal na flexão e a densidade da madeira são analisadas para definir seu comportamento nas estruturas de construção. Nesse sentido, Juan Diez, pesquisador da INTA Bariloche, disse que a escolha do clone direito, combinado com boas práticas de manejo florestal, é essencial para obter madeira com as propriedades desejadas. Os resultados deste estudo aprimoram os processos de produção de construção na madeira existente na região e, ao mesmo tempo, abrem novas perspectivas para a melhoria e desenvolvimento da indústria de madeira na Patagônia, oferecendo alternativas sustentáveis ??do uso de materiais renováveis ??em relação a outros materiais de construção. Thomas Thomas, pesquisador e extensionista da INTA Alto Valle, ele reúne todas as características desejadas, como bom crescimento, forma de árvore e qualidade da madeira. A escolha adequada de espécies e clones populares, em combinação com boas práticas de manejo florestal, tanto em maciços quanto em cortinas de quebra, permitirá obter madeira de maior qualidade para ser usada na indústria da construção.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap O estudo de 25 anos afirma que as florestas com cinco espécies de árvores capturam 57% mais carbono em comparação com as monoculturas

As florestas mistas armazenam mais carbono e fortalecem a luta contra as mudanças climáticas que as florestas desempenham um papel fundamental na captura e armazenamento de carbono, o que ajuda a reduzir a velocidade do aquecimento global. No entanto, nem todas as florestas têm a mesma capacidade de absorção e retenção de carbono. Um estudo recente da Universidade de Friburg mostrou que as florestas mistas, aquelas que contêm várias espécies de árvores, são significativamente mais eficientes na captura de carbono do que as monoculturas. Esses achados reforçam a importância de promover a diversidade florestal como uma estratégia -chave contra as mudanças climáticas.

Ler notícia »

Card image cap A nova edição foi lançada!

Inspiração, inovação e o mais recente do mundo da madeira e dos móveis aguardam você.

Ler notícia »

Card image cap Madeira comestível, estrela da gastronomia missionária

Da árvore de Yacaratiá, um empreendedorismo Eldoradense se dedica a transformar os detentores. Jams, alfajores, bebidas e molhos são feitos. É até usado para fazer milanesas e almôndegas

Ler notícia »

TAEDA S.A.

MADERAS KIKUE

CORCHOLINEA

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

MARCELO F. CASTELLUCCIO

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

TRIPAYN SRL

TEPELCO S.A.

AGLOLAM SA

RAIES MADERAS S.A.

PIERMATTEI S.A.

SERV-INT

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

STARK GROUP

AFIPAR SH

GRUPO EURO

LYH PLACAS

CONTROL LOGIC

VIALRO

INGLAMIAUX

ASERRADERO EUZKADI

HERRAJES NORTE