Na Patagônia, eles avaliam a qualidade da madeira de Álamos

Na Patagônia, eles avaliam a qualidade da madeira de Álamos

Um estudo sobre INTA determinou que a madeira de choupos produzidos nos vales do norte da Patagônia tem características para seu uso na construção.

A introdução dos choupos nos vales irrigados do norte da Patagônia foi realizada para amortecer o impacto das condições climáticas nos sistemas produtivos de produção e vegetais. Inicialmente, os Rompevos de Cortinas foram plantados na região e, em seguida, os maciços florestais começaram a ser estabelecidos. Nos dois casos, a produção de madeira foi destinada à fabricação de caixas, paletes e gavetas para a indústria de frutas. Com o objetivo de avaliar os recursos de proximidade disponíveis, uma equipe de especialistas da INTA - integrada por pesquisadores de Bariloche e Alto Valle, Rio Negro - avaliaram a qualidade estrutural da madeira de álamo para uso em sistemas de construção. Durante o projeto de pesquisa, foram avaliados o crescimento e as propriedades mecânicas da madeira de diferentes espécies e clones de álamo. Os resultados mostraram que a madeira dessas árvores atende aos requisitos estabelecidos pelos regulamentos nacionais a serem usados ??em estruturas de construção. O álamo provou ser uma espécie com boas condições de crescimento nos vales da Patagônia. No entanto, nem todos os clones apresentam as mesmas características. Por meio deste estudo, conseguimos identificar aqueles que, além de crescer rapidamente, produzem madeira com propriedades desejáveis ??de acordo com os padrões de qualidade a serem usados ??em sistemas de construção, explicou Alejandro Martínez Meier, investigador da INTA Bariloche. A regulação das estruturas de madeira (CIRSOC 601) estabelece que a resistência à flexão, o módulo de elasticidade longitudinal na flexão e a densidade da madeira são analisadas para definir seu comportamento nas estruturas de construção. Nesse sentido, Juan Diez, pesquisador da INTA Bariloche, disse que a escolha do clone direito, combinado com boas práticas de manejo florestal, é essencial para obter madeira com as propriedades desejadas. Os resultados deste estudo aprimoram os processos de produção de construção na madeira existente na região e, ao mesmo tempo, abrem novas perspectivas para a melhoria e desenvolvimento da indústria de madeira na Patagônia, oferecendo alternativas sustentáveis ??do uso de materiais renováveis ??em relação a outros materiais de construção. Thomas Thomas, pesquisador e extensionista da INTA Alto Valle, ele reúne todas as características desejadas, como bom crescimento, forma de árvore e qualidade da madeira. A escolha adequada de espécies e clones populares, em combinação com boas práticas de manejo florestal, tanto em maciços quanto em cortinas de quebra, permitirá obter madeira de maior qualidade para ser usada na indústria da construção.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Valor Engenharia Florestal | O Redfor.ar lança a semana de ciências florestais em todo o país

Com negociações virtuais e de face -a -face, de 11 a 16 de agosto, uma chamada aberta para jovens, estudantes, pesquisadores, professores e o público em geral será realizado nas faculdades florestais do país. A proposta é enquadrada na Semana das Ciências Florestais: um convite para se conectar com nossas florestas, a fim de conhecer os bens e serviços que eles prestam, para avaliá -los.

Ler notícia »

Card image cap A delegação sul -americana da indústria florestal visitará a Finlândia e a Estônia em busca de inovação

Uma delegação de 27 executivos da indústria florestal da América do Sul viajará em setembro para a Finlândia e a Estônia como parte do programa Sawmill Safari 2025. A missão, organizada pela consultoria da Niina Fu em cooperação com as empresas da Jartek Invest Oy (Finlândia) e como Hekotek (Estônia), procura explorar soluções tecnológicas européias para modernizar o setor na região.

Ler notícia »

Card image cap Como os satélites ajudam a medir o carbono armazenado em florestas mundiais

Um estudo recente detalha que essas ferramentas conseguem monitorar grandes extensões de vegetação e fornecer informações relevantes para antecipar mudanças no clima global

Ler notícia »

PIERMATTEI S.A.

LYH PLACAS

VIALRO

INGLAMIAUX

ASERRADERO EUZKADI

SAN VICENTE MADERAS SRL

CASTALY MACHINE

ALCE HERRAJES SH

ROSARIO ABRASIVOS SRL

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

PERFILES DEL SOL

USNR

JOESCAN

HYMMEN

METALURGICA RUEDAMAS SRL

PRODUCTOS MIRO SRL

MAQUINARIAS ABRAHAM

METALURGICA PESKINS SCA

ATOR

SOUTH CHEMICAL

HERRAJES RIMAC

ASERRADERO ROCAS SRL