Corrientes | O governo fortalece a cooperação internacional com a União Europeia e analisa um novo regulamento para a exportação de produtos florestais em 2026
Com a participação do Ministro da Produção, Claudio Anselmo, o Ministro da Indústria, Comércio e Trabalho, Mariel Gabur, e o Gabinete de Produção, uma reunião foi realizada com representantes da União Europeia na quarta -feira, na capital dos Corrientes, e a relevância do diálogo com os principais parceiros de negócios europeus foi destacada.
Durante o dia, foram discutidos dois eixos fundamentais: Regulamento 1115 da UE (2026): a aplicação do novo padrão que exigirá que os produtos exportados para a Europa esteja analisado para estar livre de desmatamento. As empresas correntinas devem demonstrar rastreabilidade e ter certificações ambientais para cumprir os regulamentos. Cooperação Internacional: Programas de apoio europeu para pequenos produtores e desenvolvimento tecnológico foram explorados para promover a produção florestal sustentável na província. O International.Corrientes já possui altos padrões e certificações ambientais nos setores industrial e de gado, o que facilita sua inserção no mercado europeu.
PODE LHE INTERESSAR
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.
Botânicos descobrem árvores gigantes de até 3. anos na Tanzânia, desconhecidas até agora pela ciência
Os cientistas identificaram uma nova espécie de árvore gigante, Tessmannia princeps, nas montanhas Udzungwa. Esta espécie nunca havia sido registrada pela ciência.





















