O mestre ebanista Xavier, mais peças exclusivas para adorar a madeira: mais fácil é o mobiliário mais bonito

O mestre ebanista Xavier, mais peças exclusivas para adorar a madeira: mais fácil é o mobiliário mais bonito

Com a paciência de um fazendeiro, a paixão de um artista e o virtuosismo de um ourives, o marceneiro Xavier mais faz uma viagem que vai da árvore para a peça final, uma vila única de madeira sólida.

Quando eu era criança, eu já queria ser carpinteiro. EmEm janeiro passado, ele recebeu na Catalunha o título DeMestro Ebanista, Diplomaque apenas um artesão de cada guilda é concedido um ano, que tem que cumprir com o exigenterequisitos. Depois de se formar em belas artes na Universidade de Barcelona, ??em1990, Xavier Maspintópinturas e trabalho em museus como MoMA e Guggenheim em Nova York, noMacba, a Fundação Miró e outros centros na produção de exposições. MasMais de 20 anos atrás, ele escolheu se render à sua paixão, trabalhar com madeira,ao qual dá um significado alinhado com sua sensibilidade criativa. De umIniciante procurou treinamento mais conectado com este ancestral e menosdespejando para o industrial, uma abordagem artesanal que ele encontrou nos professoresJacques Vanlommeren e Pere Mascarell. Workshop de Foundosu em Barcelona e criou sua marcaMais fusor (carpinteiro em catalão). Executar, comvirtuosismo e alta qualidade, móveisúnico com madeira maciça de árvores que buscam no norte da Espanha e no sul deFrança, e isso às vezes deixa secar atéEsteja no seu ponto para ser trabalhado de maneira artesanal. A palavra respeitoResuma o que eu faço. -I explica- Respeito pelo comércio: me impressiona comoEle passou de pais para filhos, de professores a aprendizes, há anos.E respeito pela árvore. Estou claro queTrabalhamos com algo que era um ser vivo. Árvores já foram muito antesQue nós nesta terra nos damos vida, e o mínimo é fazer o melhorpossível quando você os usa. E ele acrescenta: como o designer George Nakashima disse,Autor do livro The Soul of the Tree, estamos pegando o que resta dele evida prolongada. Nos designs de Xavier, fica claro queprotagonista é a madeira: quanto mais simples for os móveis,É mais bonito, porque você poderá ver a madeira melhor. O envergonhado, que sãoO mais natural possível e menos tingido, melhor. A madeira, maisMadeira, melhor. Este artesão domina a linguagem das árvores: de repente você vêAlguns que não são repetíveis e, quando você aprende a ler a madeira, pode ver emSua veia a vida que ele teve, os invernos que passaram, quando um ramo o quebrou ...Para sua bagagem, ele está curioso para aprender, e agora está animado para usarO torno e a madeira em verde para fazer objetos. Mas meu objetivo é fazer omais móveis honestos que podem e as últimas gerações, concluem

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

AUTOPERFORANTES TEL

AFIPAR SH

EL COLONO FERRETERIA

FARAM SRL

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

HYMMEN

CONTROL LOGIC

SAN VICENTE MADERAS SRL

MADERAS KIKUE

COMBILIFT

TEPELCO S.A.

MARCELO F. CASTELLUCCIO

PRECOR SA

ASERSUR MADERAS

FORESTAL LAS MARÍAS SA

BIASSONI E HIJOS SAICA

SLG CONSTRUCCIONES

SOUTH CHEMICAL

DIFRA CNC

ENCHAPADORA SAN JUAN

CASERMEIRO S.R.L.

MAQUINARIAS ABRAHAM