Brasil | Novos decretos atualizam os padrões para o transporte de produtos de madeira nativos em Mato Grosso
As regras para o transporte de produtos florestais e árvores nativas por produtores foram modificadas pelo governo de Mato Grosso no início de 2025. Decreto nº 1.288/2025, publicado no dia 16, modifica o decreto nº 937/2024 e regula a emissão e Emissão e uso do Guia da Floresta (GF) no movimento de cargas de madeira e seus derivados. Os guias da floresta para o plantio de espécies exóticos ainda não são aplicados. Segundo o governo do estado, as mudanças visam melhorar a inspeção, a rastreabilidade e a certeza legal no setor florestal, de acordo com os requisitos ambientais e comerciais.
O novo regulamento entrou em vigor no dia de sua publicação em 16 de janeiro de 2025. Portanto, empresas e profissionais do setor florestal devem revisar seus processos internos imediatamente, de acordo com o decreto nº 1.288/2025, relata o centro das indústrias de produção e exportação do estado de Mato Grosso (CIPEM). Tornou-se obrigatório para os vendedores e consumidores finais ter um número de registro CC-SEMA, além de seu CPF ou CNPJ, mesmo quando não há geração de empréstimos para produtos florestais. da carga, bem como a memória descritiva da rota exclusiva para as modalidades GF1 e GF2. Para a substituição dos veículos de transporte ou transford, será necessário justificar. Espécies listadas nos anexos da Convenção sobre espécies internacionais de espécies (cites). De acordo com o Secretariado, as mudanças fortalecem o monitoramento da cadeia de produção, combatendo irregularidades e promovendo a competitividade do setor florestal no mercado nacional e internacional.
PODE LHE INTERESSAR
A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?
A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.





















