Brasil | Novos decretos atualizam os padrões para o transporte de produtos de madeira nativos em Mato Grosso

Brasil | Novos decretos atualizam os padrões para o transporte de produtos de madeira nativos em Mato Grosso

As regras para o transporte de produtos florestais e árvores nativas por produtores foram modificadas pelo governo de Mato Grosso no início de 2025. Decreto nº 1.288/2025, publicado no dia 16, modifica o decreto nº 937/2024 e regula a emissão e Emissão e uso do Guia da Floresta (GF) no movimento de cargas de madeira e seus derivados. Os guias da floresta para o plantio de espécies exóticos ainda não são aplicados. Segundo o governo do estado, as mudanças visam melhorar a inspeção, a rastreabilidade e a certeza legal no setor florestal, de acordo com os requisitos ambientais e comerciais.

O novo regulamento entrou em vigor no dia de sua publicação em 16 de janeiro de 2025. Portanto, empresas e profissionais do setor florestal devem revisar seus processos internos imediatamente, de acordo com o decreto nº 1.288/2025, relata o centro das indústrias de produção e exportação do estado de Mato Grosso (CIPEM). Tornou-se obrigatório para os vendedores e consumidores finais ter um número de registro CC-SEMA, além de seu CPF ou CNPJ, mesmo quando não há geração de empréstimos para produtos florestais. da carga, bem como a memória descritiva da rota exclusiva para as modalidades GF1 e GF2. Para a substituição dos veículos de transporte ou transford, será necessário justificar. Espécies listadas nos anexos da Convenção sobre espécies internacionais de espécies (cites). De acordo com o Secretariado, as mudanças fortalecem o monitoramento da cadeia de produção, combatendo irregularidades e promovendo a competitividade do setor florestal no mercado nacional e internacional.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Especialistas de 10 províncias desenvolvem estratégias de restauração de paisagens florestais em todo o país

O programa é desenvolvido por pesquisadores do INTA, do Conicet e da Fundação Argentina de Vida Selvagem.

Ler notícia »

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

ASERRADERO EUZKADI

USNR

PIERMATTEI S.A.

FRUND STARK SA

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

HUGO DANIEL VALETTO

HERRAJES MANDILE

WEMHONER Surface Technologies

PERIN Spa

JOESCAN

ALCE HERRAJES SH

CORCHOLINEA

INGLAMIAUX

AGLOLAM SA

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

TRIPAYN SRL

RAIES MADERAS S.A.

AFIPAR SH

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

VIALRO

AUTOPERFORANTES TEL

DIEGO LAVISTA LLANOS