Brasil | Novos decretos atualizam os padrões para o transporte de produtos de madeira nativos em Mato Grosso
As regras para o transporte de produtos florestais e árvores nativas por produtores foram modificadas pelo governo de Mato Grosso no início de 2025. Decreto nº 1.288/2025, publicado no dia 16, modifica o decreto nº 937/2024 e regula a emissão e Emissão e uso do Guia da Floresta (GF) no movimento de cargas de madeira e seus derivados. Os guias da floresta para o plantio de espécies exóticos ainda não são aplicados. Segundo o governo do estado, as mudanças visam melhorar a inspeção, a rastreabilidade e a certeza legal no setor florestal, de acordo com os requisitos ambientais e comerciais.
O novo regulamento entrou em vigor no dia de sua publicação em 16 de janeiro de 2025. Portanto, empresas e profissionais do setor florestal devem revisar seus processos internos imediatamente, de acordo com o decreto nº 1.288/2025, relata o centro das indústrias de produção e exportação do estado de Mato Grosso (CIPEM). Tornou-se obrigatório para os vendedores e consumidores finais ter um número de registro CC-SEMA, além de seu CPF ou CNPJ, mesmo quando não há geração de empréstimos para produtos florestais. da carga, bem como a memória descritiva da rota exclusiva para as modalidades GF1 e GF2. Para a substituição dos veículos de transporte ou transford, será necessário justificar. Espécies listadas nos anexos da Convenção sobre espécies internacionais de espécies (cites). De acordo com o Secretariado, as mudanças fortalecem o monitoramento da cadeia de produção, combatendo irregularidades e promovendo a competitividade do setor florestal no mercado nacional e internacional.
PODE LHE INTERESSAR
Entre Rios | Tudo pronto para as tradicionais Jornadas Florestais INTA Concordia e AIANER
As tradicionais Jornadas da Floresta de Entre Ríos, que este ano comemoram sua 39ª edição, acontecerão no dia 7 de novembro, das 8h às 18h. nas instalações do INTA Concordia, localizadas na Estação Yuquerí e nos trilhos da Ferrovia.
Pinte as ruas de rosa e branco na primavera: qual é a árvore mais bonita do mundo e por quê, segundo a IA
Os seus ramos delicados, os tons suaves das suas pétalas e o formato harmonioso da árvore fazem dela uma imagem quase poética.Uma das árvores mais bonitas do mundo, segundo análise de inteligência artificial, é a cerejeira japonesa (Sakura). Sua fama não se deve apenas ao seu aspecto visual, mas também por ser um símbolo de cultura.
Apresentam o projeto Elárbol no Ciclo Ecologia
A iniciativa transmídia reflete a importância da flora nativa argentina e centra-se na alfarrobeira como árvore emblemática. Hoje, às 18h, na Biblioteca Argentina Nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 18h, o projeto Elárbol é apresentado no Ciclo de Ecologia coordenado por Sergio Rinaldi na Biblioteca Argentina.





















