Brasil | Novos decretos atualizam os padrões para o transporte de produtos de madeira nativos em Mato Grosso
As regras para o transporte de produtos florestais e árvores nativas por produtores foram modificadas pelo governo de Mato Grosso no início de 2025. Decreto nº 1.288/2025, publicado no dia 16, modifica o decreto nº 937/2024 e regula a emissão e Emissão e uso do Guia da Floresta (GF) no movimento de cargas de madeira e seus derivados. Os guias da floresta para o plantio de espécies exóticos ainda não são aplicados. Segundo o governo do estado, as mudanças visam melhorar a inspeção, a rastreabilidade e a certeza legal no setor florestal, de acordo com os requisitos ambientais e comerciais.
O novo regulamento entrou em vigor no dia de sua publicação em 16 de janeiro de 2025. Portanto, empresas e profissionais do setor florestal devem revisar seus processos internos imediatamente, de acordo com o decreto nº 1.288/2025, relata o centro das indústrias de produção e exportação do estado de Mato Grosso (CIPEM). Tornou-se obrigatório para os vendedores e consumidores finais ter um número de registro CC-SEMA, além de seu CPF ou CNPJ, mesmo quando não há geração de empréstimos para produtos florestais. da carga, bem como a memória descritiva da rota exclusiva para as modalidades GF1 e GF2. Para a substituição dos veículos de transporte ou transford, será necessário justificar. Espécies listadas nos anexos da Convenção sobre espécies internacionais de espécies (cites). De acordo com o Secretariado, as mudanças fortalecem o monitoramento da cadeia de produção, combatendo irregularidades e promovendo a competitividade do setor florestal no mercado nacional e internacional.
PODE LHE INTERESSAR
Está emergindo como uma opção de arestação lucrativa e sustentável. Com seu rápido crescimento e grande adaptabilidade, ele promete transformar a produção florestal da província e abrir novas portas ao desenvolvimento econômico local, está emergindo como uma opção lucrativa lucrativa e sustentável. Com seu rápido crescimento e grande adaptabilidade, promete transformar a produção florestal da província e abrir novas portas para o desenvolvimento econômico local no coração do Chaco, o eucalipto começa a mudar a paisagem.
Descubra como usar lascas de madeira em seu jardim. Aprenda seus benefícios, precauções e usos criativos para melhorar seu espaço verde. As lascas de madeira invadiram o mundo da jardinagem como uma solução prática e sustentável para cuidados e plantas do solo. Esse material orgânico, que muitas vezes passa despercebido como um produto simples, pode transformar a saúde e a aparência de um jardim.
Isso é mostrado pela pesquisa da INTA sobre suas propriedades físicas-mecânicas. Embora não exista um clone único que combine todos os recursos desejáveis, seleção adequada e manejo florestal eficiente podem garantir madeira de alta qualidade para aplicações mais exigentes