Por que os troncos de algumas árvores são brancos

Por que os troncos de algumas árvores são brancos

Branco ou pintado de troncos de árvores é uma prática comum que vai além da estética. Em vários lugares, ruas e até áreas rurais, essa técnica que possui propósitos específicos para sua proteção, especialmente os mais jovens ou vulneráveis.

Um dos principais benefícios dessa técnica é a proteção contra a radiação solar. Árvores jovens com cortos mais finas são especialmente suscetíveis a queimaduras solares, o que pode enfraquecer sua estrutura e gerar danos a novos surtos. Ao aplicar uma camada de cal nos troncos, a exposição direta ao sol é reduzida, pois é criada uma barreira física que protege o córtex. . O CAL aplicado nos troncos atua como um isolador, regulando a temperatura do córtex e minimizando os danos que podem ocorrer durante as estações mais extremas. Quando lavado gradualmente por irrigação ou chuva, o cal está modificando o pH do solo ao redor do tronco da árvore, o que pode melhorar as condições para seu crescimento. Isso é importante nas áreas agrícolas onde árvores frutíferas, como árvores de cerejeira, macieiras, requerem condições específicas do solo para se desenvolver adequadamente. Alguns especialistas argumentam que os cals aplicados nos troncos podem impedir a respiração da árvore, pois, além de usar as folhas e galhos, o tronco também participa da troca gasosa. Em alguns casos, também pode ocultar a presença de pragas ou doenças, como os fungos, cuja cor pode ser confundida com a do limão.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

Card image cap A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?

A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.

Ler notícia »

Card image cap Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA

A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.

Ler notícia »

LYH PLACAS

TRIPAYN SRL

USNR

PIERMATTEI S.A.

PERIN Spa

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

INGLAMIAUX

HERRAJES NORTE

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

CORCHOLINEA

DIEGO LAVISTA LLANOS

JOESCAN

HYMMEN

SAN VICENTE MADERAS SRL

PERFILES DEL SOL

EL COLONO FERRETERIA

GONZALEZ TUDANCA

HERRAJES YACANTE

DIFRA CNC

HERRAJES RIMAC

WEMHONER Surface Technologies