Mais de 20 % das espécies de plantas terrestres são encontradas apenas em ilhas, e o tempo acabou para salvá -las

Mais de 20 % das espécies de plantas terrestres são encontradas apenas em ilhas, e o tempo acabou para salvá -las

Um novo estudo mapeia as espécies que existem no mundo e alertam sobre o risco que habitam aqueles que habitam exclusivamente nos territórios da ilha.

20 % das espécies vegetais que existem no mundo habitam 5,3 % da superfície da Terra: as ilhas. Por esse motivo, sua vulnerabilidade é maior e a ameaça de extinção é um risco para a biodiversidade do planeta. A investigação, liderada por uma equipe internacional de cientistas, aliviou e mapeou a diversidade da flora em mais de 3400 regiões geográficas, incluindo cerca de 2000 ilhas, e determinou que 21 % das espécies de plantas no mundo são endêmicas dessas áreas de Essas áreas ?nossa análise de 304.103 espécies vegetais revelam que 94.052 espécies (31 %) são nativas das ilhas, que constituem 5,3 % da massa mundial da terra. Destes, 63.280 são espécies endêmicas da ilha, que representam 21 % da diversidade mundial de plantas ?, afirma o estudo Para os pesquisadores, as ilhas - que definidas como massas de terra cercadas exclusivamente de água e menores que os continentes - são laboratórios evolutivos que abrigam espécies que não são encontradas em outros lugares, de modo que sua preservação é fundamental para a biodiversidade de todo o planeta . As plantas insulares correm um risco muito maior de extinção em comparação com as plantas que habitam os continentes. Para começar, essas são populações menores e com características evolutivas únicas, o que as torna vulneráveis ??a invasivos, animais e espécies vegetais. A degradação do habitat e a mudança climática também colocam sua sobrevivência sob controle. , que representa 55 % de todas as espécies de plantas extintas em todo o mundo. Um caso emblemático é a palma vulcânica do Havaí, que não existe mais na natureza, mas sobrevive como uma planta ornamental em jardins. avisa. De acordo com os dados coletados, apenas 6 % das espécies de plantas endêmicas são encontradas em ilhas que atendem ao objetivo global de proteger 30 % da Terra e os oceanos até 2030, conforme estabelecido pelas Nações Unidas. A Nova Guiné, conhecida por sua alta biodiversidade, tem uma baixa porcentagem de áreas protegidas, o que agrava a situação. Entre as propostas incluem a extensão das áreas protegidas, a priorização das ilhas com o maior número de espécies endêmicas e a execução de projetos de restauração de habitats. Eles também alertam que, sem medidas urgentes, muitas espécies podem desaparecer para sempre, com sérias conseqüências para o equilíbrio de ecossistemas e biodiversidade global.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Conheça a árvore Guayubira: uma das espécies de madeira nativa da selva missionária

Com informações do Manual de Espécies de Missões Nativas (2024), desenvolvidas em colaboração entre a Faculdade de Ciências Florestais do UNAM e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) através da atualização do projeto e da edição do manual de identificação de madeira da selva missionária, compartilhamos informações de cada guia digital que inclui características denatônicas e anatômicas. O manual foi elaborado no Laboratório de Anatomia da Madeira, Dendrologia e Dendrocronologia (Lamdyd) da Faculdade de Ciências Florestais em Eldorado, Universidade Nacional de Misiones.

Ler notícia »

Card image cap Mouliá participou da apresentação da 10ª Expo de Wood no evento ADS25

José Moulia, em nome do Governo de Entre Ríos, participou do painel de abertura da exposição ADS25, desenvolvido nos dias 23 e 24 de abril na Escola Superior de Arquitetura e Design da Universidade de Morón. A reunião reuniu profissionais, acadêmicos e representantes do setor de construção comprometidos com abordagens inovadoras e sustentáveis.

Ler notícia »

Card image cap Alemanha | A indústria florestal orienta os visitantes Ligna 2025 para novos caminhos para maior eficiência de recursos

O suprimento de madeira como matéria -prima é essencial para a indústria mundial de carpintarias e o processamento de madeira, que se reunirá em Ligna 2025 em Hannover de 26 a 30 de maio. Como reflexão disso, a seção florestal da Feira Mundial mostrará todos os aspectos dos métodos otimizados para o uso de madeira. Máquinas florestais modernas em escala moderna, serrarias móveis, logística inteligente e transporte seguro - como pioneiros técnicos no uso de madeira como material e energia - serão os protagonistas, juntamente com os esforços cruciais para preservar as florestas como uma fonte sustentável de matérias -primas para gerações futuras e prepará -las para os desafios do futuro.

Ler notícia »

AGLOLAM SA

RAIES MADERAS S.A.

PIERMATTEI S.A.

SERV-INT

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

STARK GROUP

AFIPAR SH

GRUPO EURO

LYH PLACAS

CONTROL LOGIC

VIALRO

INGLAMIAUX

ASERRADERO EUZKADI

HERRAJES NORTE

EL COLONO FERRETERIA

DIEGO LAVISTA LLANOS

SAN VICENTE MADERAS SRL

HUGO DANIEL VALETTO

AUTOPERFORANTES TEL

CASTALY MACHINE

ALCE HERRAJES SH

ROSARIO ABRASIVOS SRL