Uma pandemia de incêndio na Amazônia afeta grande parte do Brasil: o que está acontecendo?
? Uma seca histórica alimenta os holofotes que não dão trégua. A fumaça chega ao sul do país. ? Focos intencionais, mudança climática e pouca preparação para o desastre
? Brasil queima. E não apenas na Amazônia. Quase dois terços do território do maior país da América Latina são afetados pela fumaça produzida por incêndios florestais fora da série. Spotings no Brasil. O número já atinge quase o total do ano passado (189.926). Indignação mundial e colocou a então defensiva o então presidente do Jair Bolsonaro, de ultra-direita (2019-2022) ? Os números de 2024 ainda estão longe do recorde de 2007 (393.915 holofotes ao longo do ano, com um pico mensal de 141.220 em setembro) . Mas desta vez, os incêndios ocorrem quase ao mesmo tempo em várias regiões do Brasil, o que dificulta a abordagem do problema, explica Ane Alencar, diretor científico do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazon (IPAM), à AFP e o fogo intencional influencia a mudança climática, conjugada com o fenômeno El Niño. Isso favorece que o país vive um período de seca prolongada desde junho do ano passado, explica Suely Araujo, coordenadora de políticas públicas do Observatório Climático, uma rede de organizações não governamentais. é uma faísca suficiente, mas essa faísca é excitada por um ser humano , diz Ancar. Portanto, a maioria desses incêndios tem uma origem criminosa. Um dos casos mais comuns é o dos agricultores que usam queimaduras para pastos limpos. Informalmente, informalmente, informalmente, informalmente Essa prática tradicional só pode autorizar o estado em que as terras estão. A crise atual levou à sua proibição absoluta em todo o país. Outro cenário, segundo especialistas, é que alguns grandes incêndios são iniciados por atores dentro do poderoso setor agro -industrial para queimar florestas públicas e se apropriar da terra que os transforma em pastos. Por motivações ainda para determinar, procure Sow Chaos, de acordo com o diretor da polícia federal encarregado do meio ambiente, Humberto Freire. Ancar.O ministro da Marina Silva, por outro lado, denuncia o terrorismo climático de criminosos que aproveitam as mudanças climáticas para causar incêndios em seu próprio benefício.
PODE LHE INTERESSAR
Especialistas de 10 províncias desenvolvem estratégias de restauração de paisagens florestais em todo o país
O programa é desenvolvido por pesquisadores do INTA, do Conicet e da Fundação Argentina de Vida Selvagem.
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.
Botânicos descobrem árvores gigantes de até 3. anos na Tanzânia, desconhecidas até agora pela ciência
Os cientistas identificaram uma nova espécie de árvore gigante, Tessmannia princeps, nas montanhas Udzungwa. Esta espécie nunca havia sido registrada pela ciência.





















