Uma pandemia de incêndio na Amazônia afeta grande parte do Brasil: o que está acontecendo?

Uma pandemia de incêndio na Amazônia afeta grande parte do Brasil: o que está acontecendo?

? Uma seca histórica alimenta os holofotes que não dão trégua. A fumaça chega ao sul do país. ? Focos intencionais, mudança climática e pouca preparação para o desastre

? Brasil queima. E não apenas na Amazônia. Quase dois terços do território do maior país da América Latina são afetados pela fumaça produzida por incêndios florestais fora da série. Spotings no Brasil. O número já atinge quase o total do ano passado (189.926). Indignação mundial e colocou a então defensiva o então presidente do Jair Bolsonaro, de ultra-direita (2019-2022) ? Os números de 2024 ainda estão longe do recorde de 2007 (393.915 holofotes ao longo do ano, com um pico mensal de 141.220 em setembro) . Mas desta vez, os incêndios ocorrem quase ao mesmo tempo em várias regiões do Brasil, o que dificulta a abordagem do problema, explica Ane Alencar, diretor científico do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazon (IPAM), à AFP e o fogo intencional influencia a mudança climática, conjugada com o fenômeno El Niño. Isso favorece que o país vive um período de seca prolongada desde junho do ano passado, explica Suely Araujo, coordenadora de políticas públicas do Observatório Climático, uma rede de organizações não governamentais. é uma faísca suficiente, mas essa faísca é excitada por um ser humano , diz Ancar. Portanto, a maioria desses incêndios tem uma origem criminosa. Um dos casos mais comuns é o dos agricultores que usam queimaduras para pastos limpos. Informalmente, informalmente, informalmente, informalmente Essa prática tradicional só pode autorizar o estado em que as terras estão. A crise atual levou à sua proibição absoluta em todo o país. Outro cenário, segundo especialistas, é que alguns grandes incêndios são iniciados por atores dentro do poderoso setor agro -industrial para queimar florestas públicas e se apropriar da terra que os transforma em pastos. Por motivações ainda para determinar, procure Sow Chaos, de acordo com o diretor da polícia federal encarregado do meio ambiente, Humberto Freire. Ancar.O ministro da Marina Silva, por outro lado, denuncia o terrorismo climático de criminosos que aproveitam as mudanças climáticas para causar incêndios em seu próprio benefício.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

Card image cap Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA

A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.

Ler notícia »

Card image cap Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.

Ler notícia »

FARAM SRL

AFIPAR SH

HERRAJES MANDILE

HERRAJES NORTE

PERFILES DEL SOL

HYMMEN

EL COLONO FERRETERIA

MADERAS KIKUE

TEPELCO S.A.

CASTALY MACHINE

MARCELO F. CASTELLUCCIO

INGLAMIAUX

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

ASERRADERO EUZKADI

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

PIERMATTEI S.A.

RAIES MADERAS S.A.

HUGO DANIEL VALETTO

ALCE HERRAJES SH

USNR

LYH PLACAS

KCD SOFTWARE