
Diploma em construção de madeira em misiones: a Unam está comprometida em agregar valor à indústria florestal
A Universidade Nacional de Misiones (UNAM) lançou um novo diploma em construção com madeira, em um esforço conjunto com o Ministério da Indústria da Província, com o objetivo de promover o uso desse recurso natural na região. A apresentação foi feita na cidade de Oberá.
Sergio Katogui, vice -chanceler da UNAM, destacou a relevância dessa proposta educacional no contexto de uma província onde mais de 50% da economia está ligada à atividade florestal industrial. Entendemos que, através da construção, é implementada ou adicionada aos produtos derivados da atividade florestal, disse Katogui, sublinhando a necessidade de aproveitar ao máximo os recursos missionários. Ciências florestais, engenharia e arte e design, onde a carreira de arquitetura é ensinada, procura abordar uma situação específica, de acordo com o viceretor da unam: grande parte da madeira produzida em misiones é exportada sem um valor agregado significativo, e o uso a partir de Esse material na construção dentro da província ainda é limitado. Através do treinamento, procuramos reverter essa situação e favorecer os processos de industrialização, para que nossos produtos deixem a província com o máximo de valor agregado ?, disse Katogui. Um passo importante para promover o uso de madeira na construção, contribuindo para a industrialização e o desenvolvimento sustentável da província de Misiones, disse o vice -rector.
PODE LHE INTERESSAR

O 78º aniversário da Apicofom nos encontra como uma instituição de referência da indústria nacional florestal, resultado de um trabalho constante, coerente e responsável. Quase 8 décadas são refletidas hoje em um presente sólido, com a legitimidade que nos apoia ao promover, propondo e implementando ações setoriais em todos os níveis em que as políticas públicas são decididas.

Elegante, ecológico e resistente: a madeira tratada com a técnica de milenary chamada Yakisugi desafia o clima e a passagem do tempo. No mundo do design e da construção, uma técnica ancestral japonesa está ganhando destaque. Este é o Yakisugi (também conhecido como proibição de Shou Sugi), um método que consiste em queimar a superfície da madeira para torná -la mais resistente e atraente. Embora possa parecer contraditório, expor a madeira ao fogo oferece proteção natural contra a umidade, insetos e deterioração ao longo do tempo.

Com informações do Manual de Espécies de Missões Nativas (2024), desenvolvidas em colaboração entre a Faculdade de Ciências Florestais do UNAM e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) através da atualização do projeto e da edição do manual de identificação de madeira da selva missionária, compartilhamos informações de cada guia digital que inclui características denatônicas e anatômicas. O manual foi elaborado no Laboratório de Anatomia da Madeira, Dendrologia e Dendrocronologia (Lamdyd) da Faculdade de Ciências Florestais em Eldorado, Universidade Nacional de Misiones.