Diploma em construção de madeira em misiones: a Unam está comprometida em agregar valor à indústria florestal
A Universidade Nacional de Misiones (UNAM) lançou um novo diploma em construção com madeira, em um esforço conjunto com o Ministério da Indústria da Província, com o objetivo de promover o uso desse recurso natural na região. A apresentação foi feita na cidade de Oberá.
Sergio Katogui, vice -chanceler da UNAM, destacou a relevância dessa proposta educacional no contexto de uma província onde mais de 50% da economia está ligada à atividade florestal industrial. Entendemos que, através da construção, é implementada ou adicionada aos produtos derivados da atividade florestal, disse Katogui, sublinhando a necessidade de aproveitar ao máximo os recursos missionários. Ciências florestais, engenharia e arte e design, onde a carreira de arquitetura é ensinada, procura abordar uma situação específica, de acordo com o viceretor da unam: grande parte da madeira produzida em misiones é exportada sem um valor agregado significativo, e o uso a partir de Esse material na construção dentro da província ainda é limitado. Através do treinamento, procuramos reverter essa situação e favorecer os processos de industrialização, para que nossos produtos deixem a província com o máximo de valor agregado ?, disse Katogui. Um passo importante para promover o uso de madeira na construção, contribuindo para a industrialização e o desenvolvimento sustentável da província de Misiones, disse o vice -rector.
PODE LHE INTERESSAR
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência
Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.





















