Revolução florestal: mais de cinco décadas de pesquisa e progresso

Revolução florestal: mais de cinco décadas de pesquisa e progresso

A inovação e a adaptação nas técnicas de cultivo posicionaram o Entre Ríos como líder na produção de Eucalyptus Grandis há mais de meio século, a INTA Concordia tem sido um pilar fundamental para o setor florestal em Entre Ríos e em toda a Argentina. Através do fornecimento de sementes e clones certificados e o estudo exaustivo das propriedades e usos da madeira, este instituto gerou informações e serviços estratégicos que promoveram o desenvolvimento florestal na região. O impacto da floresta no empresado

A província se destaca no mapa da floresta argentina com 139 mil hectares de plantações que representam 11,6% do total nacional. Esse impulso transformou a província no terceiro pólo industrial da floresta do país e as principais regiões ecologicamente favoráveis. Os pinheiros dominam essas plantações com 59% da área total, seguida por eucalipto com 27,5% e Salicáceas (salgueiros e choupos) com 6%. Investigação florestal na região. Carlos de la Peña, engenheiro florestal do instituto, explica que, embora os primeiros estudos sobre pinheiros e eucaliptos tenham sido publicados em 1956, não foi até décadas depois que uma abordagem integral foi desenvolvida sob o programa Florestal Nacional. Linhas de pesquisa que variam da seleção de espécies e locais de plantio até o gerenciamento adequado da madeira de acordo com seu destino industrial. gestão na região. Essa sinergia permitiu que as tecnologias fossem aplicadas rapidamente no campo, melhorando a produtividade e a sustentabilidade das plantações. Crescimento das raízes. A combinação de arado, draga e Camellón demonstrou ser a mais eficaz nesses solos. Um exemplo notável é a adaptação de Eucalyptus Grandis Wood às técnicas de construção, como a moldura de luz e as cabines de madeira. Além disso, o treinamento constante de operadores e empresas tem sido fundamental para o crescimento do setor. Sua madeira é fundamental na produção de papel devido às suas fibras longas e resistentes. Também é usado na construção de móveis e estruturas devido à sua durabilidade. No campo energético, é usado como biomassa para gerar energia renovável. Além disso, o óleo de eucalipto, extraído de suas folhas, é um ingrediente comum em produtos medicinais e cosméticos. As propriedades da madeira para vários usos industriais. Essas investigações buscam maximizar a eficiência e a adaptabilidade das plantações clonais. 50 anos a importância de acompanhar e promover pesquisas florestais. Seu trabalho não apenas melhorou a produtividade e a sustentabilidade das plantações, mas também explorou novos usos e aplicações da madeira de eucalipto, beneficiando toda a cadeia de produção. A aliança estratégica entre pesquisadores, empresas e produtores permanece essencial para o fortalecimento e o desenvolvimento do setor florestal em emprestamentos e em toda a Argentina.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.

Ler notícia »

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

LYH PLACAS

GRUPO EURO

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

HUGO DANIEL VALETTO

ROSARIO ABRASIVOS SRL

ASERRADERO EUZKADI

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

HERRAJES MANDILE

CORCHOLINEA

FRUND STARK SA

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

INGLAMIAUX

VIALRO

AGLOLAM SA

JOESCAN

RAIES MADERAS S.A.

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

AUTOPERFORANTES TEL

PERFILES DEL SOL

AFIPAR SH

DIEGO LAVISTA LLANOS