A biomassa florestal é a solução para evitar incêndios?

A biomassa florestal é a solução para evitar incêndios?

Com a chegada do verão, enfrentamos a ameaça de incêndios florestais. Altas temperaturas, o estado das florestas ou a seca prolongada criam as condições propícias para a propagação do fogo. A Espanha é o país terceiro da Europa na área total afetada por incêndios florestais. De acordo com dados do Comitê Estadual de Coordenação e Diretoria de Emergência contra o Florest Fire (CECOD), em 2023 o número total de incêndios desceu em comparação com o ano anterior, mas aumentou os hectares e os incêndios florestais chamados, aqueles que afetam Mais de mais de 500 hectares. No total, mais de 89.000 hectares acabaram afetados.

Dada essa situação, surge a necessidade de implementar o manejo florestal sustentável que contempla a conservação e manutenção de florestas para evitar incêndios. A Veolia, uma empresa líder de descarbonização e economia circular, é um dos principais atores da conservação e naturalização dos espaços florestais, graças à sua subsidiária Veolia Biomasa. , a empresa realiza ações de preservação como o Clarif controlado. Essa técnica reduz a densidade de árvores por hectare, otimizando a massa florestal e criando áreas com menor carga de combustível vegetal, o que facilita a contenção e o controle do incêndio em caso de fogo. Além disso, reforça a resiliência das florestas e sua capacidade de recuperação. A província de Zamora, Ávila, Madri, Albacete e Cuenca. que reforça o compromisso de Veolia com a transformação ecológica e a economia circular. Dessa maneira, promovemos uma exploração sustentável e racional dos recursos florestais, ajudando assim a promover a economia da proximidade e gerando um benefício econômico nas áreas rurais ?, explica Miguel Ruíz-Galvez, diretor da Veolia Biomasa. >, A Veolia Biomasa possui a certificação sul, um sistema que garante a rastreabilidade e a origem de toda a biomassa produzida e que, portanto, atende aos mais rigorosos requisitos de sustentabilidade estabelecidos pela Diretiva Europeia de energias renováveis. Essa certificação voluntária de sustentabilidade, desenvolvida pela RedCert e Bioenergy Europe, garante a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade da biomassa gerenciada pela Veolia, permitindo que seus clientes compensem as emissões derivadas de seus processos de produção.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

Card image cap Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA

A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.

Ler notícia »

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

ASERRADERO ROCAS SRL

GONZALEZ TUDANCA

METALURGICA RUEDAMAS SRL

ATOR

CASERMEIRO S.R.L.

TRIPAYN SRL

HERRAJES RIMAC

FORESTAL LAS MARÍAS SA

LIJAS HUNTER

DIFRA CNC

PRODUCTOS MIRO SRL

MAQUINARIAS ABRAHAM

METALURGICA PESKINS SCA

ENCHAPADORA SAN JUAN

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

VIALRO

AUTOPERFORANTES TEL

AFIPAR SH

DIEGO LAVISTA LLANOS

PERFILES DEL SOL

FARAM SRL

HYMMEN