
A biomassa florestal é a solução para evitar incêndios?
Com a chegada do verão, enfrentamos a ameaça de incêndios florestais. Altas temperaturas, o estado das florestas ou a seca prolongada criam as condições propícias para a propagação do fogo. A Espanha é o país terceiro da Europa na área total afetada por incêndios florestais. De acordo com dados do Comitê Estadual de Coordenação e Diretoria de Emergência contra o Florest Fire (CECOD), em 2023 o número total de incêndios desceu em comparação com o ano anterior, mas aumentou os hectares e os incêndios florestais chamados, aqueles que afetam Mais de mais de 500 hectares. No total, mais de 89.000 hectares acabaram afetados.
Dada essa situação, surge a necessidade de implementar o manejo florestal sustentável que contempla a conservação e manutenção de florestas para evitar incêndios. A Veolia, uma empresa líder de descarbonização e economia circular, é um dos principais atores da conservação e naturalização dos espaços florestais, graças à sua subsidiária Veolia Biomasa. , a empresa realiza ações de preservação como o Clarif controlado. Essa técnica reduz a densidade de árvores por hectare, otimizando a massa florestal e criando áreas com menor carga de combustível vegetal, o que facilita a contenção e o controle do incêndio em caso de fogo. Além disso, reforça a resiliência das florestas e sua capacidade de recuperação. A província de Zamora, Ávila, Madri, Albacete e Cuenca. que reforça o compromisso de Veolia com a transformação ecológica e a economia circular. Dessa maneira, promovemos uma exploração sustentável e racional dos recursos florestais, ajudando assim a promover a economia da proximidade e gerando um benefício econômico nas áreas rurais ?, explica Miguel Ruíz-Galvez, diretor da Veolia Biomasa. >, A Veolia Biomasa possui a certificação sul, um sistema que garante a rastreabilidade e a origem de toda a biomassa produzida e que, portanto, atende aos mais rigorosos requisitos de sustentabilidade estabelecidos pela Diretiva Europeia de energias renováveis. Essa certificação voluntária de sustentabilidade, desenvolvida pela RedCert e Bioenergy Europe, garante a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade da biomassa gerenciada pela Veolia, permitindo que seus clientes compensem as emissões derivadas de seus processos de produção.
PODE LHE INTERESSAR

De acordo com uma investigação publicada na revista Geofysical Research Letters, esse ecossistema poderia estar se aproximando de um ponto de virada que, em menos de um século, poderia transformá -lo em uma savana seca. A equipe no total identificou três pontos de inflexão.

Nesta semana, uma delegação de 40 jovens estudantes de arquitetura e urbanismo da Universidade Nacional de La Matanza (UNLM) fez uma visita que sublinha a crescente relevância da construção com madeira no campo acadêmico e profissional.

Os mapas do sistema de satélite europeu Copernicus confirmam que seus 36.576 hectares de afetação poderiam se converter para os mais extensos desde que os registros começaram em 1968 com 36.576 hectares afetados, o incêndio florestal iniciado na Molezuelas de Carbalda (Zamora) está a se tornar o maior maior registrado na Espanha.