Você sabia que a única “árvore de vidro” da América está em Buenos Aires?

Você sabia que a única “árvore de vidro” da América está em Buenos Aires?

É natural da Oceania, tem 150 anos e está localizado em um dos maiores parques do país. No coração do parque Pereyra Iraola, localizado na província de Buenos Aires, existe uma “árvore de cristal” que, ao longo dos anos, se tornou um dos principais atrativos turísticos do local.

Este exemplar gigantesco, que surpreende pelo diâmetro do tronco e pela copa repleta de ramos, sobrevive no mesmo local há 150 anos.
E, embora a ciência e a tecnologia avancem, quando esta “árvore de cristal” morrer, a espécie provavelmente desaparecerá do continente.
Qual é a história da única “árvore de cristal” da Argentina?
A única “árvore de vidro” da América chegou a esta região da província de Buenos Aires em meados da década de 1870, quando Leonardo Higinio Pereyra Iraola retornou ao país após uma viagem pela Oceania.
Ou seja, o argentino trabalhou para plantar 12 exemplares desta espécie, oficialmente conhecida como “Agathis Alba”, que é nativa do referido continente e, até agora, não estava presente no nosso.
Infelizmente, de todos os plantados, dois atingiram a idade adulta e apenas um sobreviveu até hoje nesta gigantesca propriedade natural compartilhada por Berazategui, Ensenada, Florencio Varela e La Plata.


Por que é chamada de “árvore de cristal”?

Uma das dúvidas que mais perdura ao longo do tempo, em relação a esta estranha espécie, é a razão do seu nome.
Assim, graças aos registros históricos, ficou comprovado que a “árvore do cristal” é assim chamada porque produz uma resina especial, capaz de brilhar à noite, como faria uma pedra preciosa.


Como esta espécie tão particular é protegida?


A única “árvore de vidro” da América é tão especial que extensas medidas foram tomadas para proteger o gigantesco exemplar, que compartilha a paisagem com 36% das espécies vegetais superiores de Buenos Aires.
Ou seja, a área onde é proposta recebe vigilância policial permanente. E, além disso, sua proteção aumentou desde que foi declarado Monumento Natural da Província de Buenos Aires.
De qualquer forma, como a espécie não consegue se reproduzir sozinha, é provável que desapareça do continente quando este único exemplar morrer.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Três holofotes de incêndio em Penco acendem os alertas sobre a intencionalidade

A Corporação Chilana de Wood - Corma, expressou preocupação com a intenção do incêndio florestal, após a noite de sexta -feira, 5 de setembro, às 18h30, três incêndios de incêndio foram registrados no setor de Playa Negra da Commune Penco, na região de Biobío, duas dentro da terra da empresa Arauco e uma na área de interface próxima à área de interface.

Ler notícia »

Card image cap Um estudo revela que as árvores amazônicas criam chuva na seca com águas superficiais

Mesmo durante a estação seca, a selva da Amazônia mantém a formação de chuvas ao reciclar as águas superficiais, o que reforça sua importância climática e ecológica.

Ler notícia »

Card image cap A relicção de San Ignacio, um tesouro em misiones

Na Argentina, o fechado tem uma presença mínima, mas de enorme valor: o fechado de San Ignacio, em Misiones. Lá, a pesquisa científica demonstrou sua riqueza única na flora e seu papel como refúgio para espécies endêmicas.

Ler notícia »

FORESTAL LAS MARÍAS SA

METALURGICA RUEDAMAS SRL

ATOR

MADER-EXPO

HERRAJES RIMAC

SLG CONSTRUCCIONES

TAEDA S.A.

PRECOR SA

PRODUCTOS MIRO SRL

LIJAS HUNTER

HERRAJES YACANTE

ENCHAPADORA SAN JUAN

MAQUINARIAS ABRAHAM

BIASSONI E HIJOS SAICA

CASERMEIRO S.R.L.

SOUTH CHEMICAL

DECOFORMA

MADERAS KIKUE

CORCHOLINEA

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

MARCELO F. CASTELLUCCIO

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA