Prêmio internacional concedido a renomado artesão de madeira
Este é Rubén Rodríguez, artista de El Bolsón escolhido para receber o primeiro lugar no Prêmio Luxo Sustentável da América Latina, cujo lema é preservar a cultura e as tradições locais. O trabalho que ele apresentou é simplesmente maravilhoso, uma noz esculpida num tronco radal que caiu durante uma tempestade e ele decidiu usar
Chama-se “Estudo de uma Noz” e venceu a categoria “Arte em Madeira” do “Prêmio Luxo Sustentável na América Latina”, distinção de cunho exclusivamente sociocultural, que tem como objetivo reconhecer anualmente a combinação de estética, beleza e qualidade no artesanato no universo do luxo na América Latina.
O júri foi formado por especialistas de diversos países da América do Sul e da França. Na ocasião, o artesão de Bolsonaro se inspirou “na topografia da Patagônia para sua criação e utilizou madeira de uma árvore radal, nativa da região. Seu trabalho foi exibido na exposição MATRIA e atualmente está em galerias de Paris e Amsterdã”, informou o Noticias DelBolsón.
“A palavra luxo está entre aspas, valorizando a questão ecológica do artesanato e a forma como a peça esculpida é construída, porque as mãos são usadas e por trás há uma história para contar. Tem até artesãos que vêm com a transmissão de seus conhecimentos de geração em geração”, disse o artista.
Acrescentou que “o prêmio é importante considerando aqueles que o ganharam, como Máximo Laura (Peru), um verdadeiro mestre e herói do tear, ou o mestre ourives Emilio Petarca (Buenos Aires), entre outros”.
A noz
Ele falou sobre como nasceu a ideia de esculpir uma noz “Não é uma cópia literal dos frutos secos, mas uma tarde às margens do Lago Puelo comecei a ver as dobras geográficas que apareciam em direção ao Cerro Cuevas e Las Lágrimas Baía. Como sempre tiro as goivas, comecei a esculpir um baú de maitén que encontrei.”
“Na verdade representa a paisagem da nossa serra e também esse fruto de Deus que simboliza a produção da região. As coisas que saem da madeira sempre têm a ver com algo interno que está sendo construído, junto com a vida”, explicou.
Rodríguez possui uma vasta carreira em exposições nacionais e internacionais, com reconhecimentos como o Fundo Nacional para as Artes; Prêmio Internacional Rural 2006; 12 primeiros prémios em feiras de artesanato nacionais (categoria madeira) e outros três primeiros prémios em esculturas. Da mesma forma, este ano a Assembleia Legislativa do Rio Negro distinguiu sua trajetória como escultor e artesão e declarou sua obra de interesse cultural e social. Da mesma forma, destacou que “estive expondo no Festival Nacional de Poncho (Catamarca), onde recebi um prêmio pelo conjunto da obra”.
PODE LHE INTERESSAR
Um novo estudo mapeia as espécies que existem no mundo e alertam sobre o risco que habitam aqueles que habitam exclusivamente nos territórios da ilha.
Em 28 de novembro, a cidade de Posadas será o cenário da Reunião Tecnológica Industrial Florestal 2024 para empresas da região, um evento organizado pela Conicet Northeast que visa fortalecer a relação entre ciência e empresas no setor da produção e indústria de madeira. O dia ocorrerá das 9h às 13h.
Phyllostachys nigra var. Henonis é o nome científico desta curiosa planta que dá um passeio pelo campo ou pelos parques de sua cidade ainda pode encontrar inúmeras plantas de flores, enquanto muitos outros já estão valendo a pena. Muitas das plantas ao nosso redor florescem, dão frutos e repetem essa parte de seu ciclo reprodutivo no ano seguinte. Outros demoram um pouco mais